Rua em Ipanema é invadida por lixo e esgoto vindos do Morro do Cantagalo

Uma vistoria da Subprefeitura da Zona Sul identificou diversas ligações clandestinas de esgoto na comunidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Subprefeitura da Zona Sul do Rio de Janeiro recebeu denúncias de que haveria ligações clandestinas no sistema de esgoto, na descida do morro do Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul da cidade.

Foi relatado à entidade que, no início da Rua Nascimento e Silva, havia grande quantidade de lixo e um insuportável cheiro de esgoto. A Subprefeitura, em ação conjunta com outros órgãos municipais, realizou uma vistoria na subida da comunidade, onde foram constatadas várias ligações clandestinas no sistema de esgoto local. Segundo os técnicos que fizeram a vistoria, tais ligações seriam a causa da sujeira e do mal cheiro que afetaram a via.

As autoridade municipais já deram início às intervenções para retirar as ligações clandestinas e restabelecer o sistema de esgoto de forma a acabar com a sujeira e o mal cheiro na Nascimento e Sailva. Participaram da vistoria equipes da Subprefeitura da Zona Sul, da Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA2), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smac), Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e Águas do Rio.

Arco do Teles Rua em Ipanema é invadida por lixo e esgoto vindos do Morro do Cantagalo
Arco do Teles e cercanias invadidos por chuva, esgoto e detritos por causa de ligações clandestina de esgoto na região / Foto: Diário do Rio

Um problema semelhante foi denunciado pelo Diário do Rio, no último dia 4. Após a queda de uma leve chuva na cidade, o conjunto arquitetônico do Arco do Teles, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), e outras regiões do centro ficaram alagados, o que casou grandes transtornos para quem saia do trabalho. Os inconvenientes, no entanto, não pararam por aí. Pois os casarões localizados na região foram chafurdados por chorume e detritos provenientes dos ralos e vasos sanitários, gerando prejuízos e risco iminente à saúde pública.

Advertisement

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA2) foi acionada para fazer uma grande ação de limpeza das galerias da região, sob a presença da Aliança Centro Rio, organização que reúne os maiores proprietários de imóveis da região central. Durante a ação, as autoridades presentes verificaram que a causa principal das enchentes ali ocorridas era uma grande quantidade de ligações irregulares de esgoto na rede de águas pluviais. Algo que não poderia acontecer, uma vez que as consequências materiais e de saúde pública são inestimáveis.   

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rua em Ipanema é invadida por lixo e esgoto vindos do Morro do Cantagalo
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui