Badalada e boemia, a Avenida Mem de Sá é principal rua do mundialmente famoso bairro da Lapa, no Centro do Rio de Janeiro. Recheada de bares, restaurantes e casas noturnas, esse trecho da cidade é um dos preferidos de cariocas e turistas na Cidade Maravilhosa

A avenida passeia por alguns dos pontos mais icônicos da região central do Rio de Janeiro, atravessando os Arcos e em seguida cortando a Rua dos Arcos, a Rua do Lavradio, a Avenida Gomes Freire, a Rua do Rezende e a Rua dos Inválidos. Ela desemboca na Rua Frei Caneca, mas começa no Largo da Lapa, logo após a Sala Cecília Meirelles, na altura da Travessa do Mosqueira.

A Mem de Sá já simbolizou a era dos novos tempos no Rio. A avenida foi inaugurada em 1906, junto com o primeiro lampadário ornamental da cidade. Fixado no Largo da Lapa, era um ícone da modernidade, onde o serviço de luz elétrica nas ruas havia chegado em 1904. Pelo local também passou a circular outro grande símbolo do progresso: o bonde movido à eletricidade.

Pao-do-Ouvidor
Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

Mas afinal, que foi Mem de Sá?

Mem de Sá em óleo sobre tela do século XX (Crédito: Manoel Victor Filho)

Mem de Sá foi o terceiro governador geral do Brasil e ficou famoso por, em sua gestão, expulsar os franceses da Guanabara, onde foi fundada a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e onde também foram formadas as primeiras missões com objetivo de catequizar os índios.

Mem de Sá desembarcou na Bahia, então sede do governo-geral, em 1557, assumindo o governo em 3 de janeiro de 1558. Dedicou-se a promover a harmonia na colônia, estancando os constantes conflitos entre índios e portugueses.

Mem de Sá nasceu em Coimbra, Portugal, em 1498 (existem divergências entre os historiadores quanto a data exata do seu nascimento) e morreu em 1572. Formado em Direito, foi desembargador, corregedor e nas horas vagas fazia versos. Era irmão do poeta Sá de Miranda.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui