#RuasdoRio: Quem foi Edgard Werneck?

A série do Diário do Rio que conta a história dos personagens que dão nome as nossas ruas chega ao bairro de Jacarepaguá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Edgard Werneck (Foto: Reprodução Facebook)

A rua Edgard Werneck é uma das principais e mais movimentadas de Jacarepaguá. O trecho é composto de diversos estabelecimentos comerciais e o trânsito é um dos mais intensos da região, sobretudo no horário do rush.

A Edgard Werneck Liga os bairros da freguesia Pechincha ao bairro e Gardênia Azul, passando pela comunidade da Cidade de Deus, uma das maiores e mais populosas da Capital Fluminense.

O local também concentra muitos condomínios, sejam eles de apartamentos ou casas, além da boa quantidade ônibus que circulam pela área, conferindo acesso a diversos locais da cidade, como o Centro e a Zona Sul.

Mas afinal, quem foi Edgard Werneck?

Advertisement

Nascido em 1888, Edgard Werneck Furquim de Almeida foi um engenheiro civil que viveu em Jacarepaguá entre o final do século XIX e início do XX. Após se formar na faculdade, ele passou a trabalhar na Estrada de Ferro Central do Brasil, sendo constantemente requisitado para resolver problemas em outras ferrovias brasileiras. Werneck foi covardemente assassinado quando descobriu um desfalque em uma estrada de ferro construída por uma empresa britânica em Pernambuco. O seu corpo foi sepultado no cemitério do Pechincha no ano de 1925.

Foto do engenheiro Edgard Werneck. Disponivel em httpwww.fernandomachado.blog .br #RuasdoRio: Quem foi Edgard Werneck?

Por ser muito querido pela população de Jacarepaguá, ele recebeu duas homenagens na região: a Estrada Banca da Velha passou a ser chamada de Rua Edgard Werneck e a Terceira Escola Elementar Feminina também recebeu o nome do engenheiro assassinado. Edgard Werneck ainda foi homenageado fora do Rio de Janeiro. A estação ferroviária do município mineiro de Acaiaca chama-se Estação Furquim,em alusão a um dos sobrenomes desse querido e respeitado morador de Jacarepaguá.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp #RuasdoRio: Quem foi Edgard Werneck?
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui