#RuasdoRio: quem foi Lúcio Costa?

A série do DIÁRIO DO RIO que desvenda quem são os personagens que dão nome as nossas ruas, chega a Barra da Tijuca, em um dos metros quadrados mais caros da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Avenida Lúcio Costa (Foto: Ruy Barbosa Pinto)

A avenida Lúcio Costa é uma das mais extensas e importantes via dos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Estende-se pela orla por mais de quinze quilômetros, abrigando diversos condomínios luxuosos, em um dos metros quadrados mais caros da Cidade Maravilhosa.

Entre os residentes da avenida, estão celebridades e famosos empresários. Ao longo da do trecho, acontece uma das maiores comemorações de ano-novo da Capital Fluminense, que atrai pessoas de todos os cantos da cidade, embora, menor e mais reservada do que o tradicional Réveillon de Copacabana.

Mas afinal, quem foi Lúcio Costa?

lucio costa #RuasdoRio: quem foi Lúcio Costa?
Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 22/07/1985. Retrato do arquiteto e urbanista Lucio Costa. Foto: Arquivo/AE Pasta: 5545

Nascido em 1902 na França, Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa foi um renomado Arquiteto e Urbanista radicado no Brasil. Autor do projeto do Plano Piloto da Cidade de Brasília, a capital do Brasil, obra que o consagrou como urbanista. Ele era Filho do almirante Joaquim Ribeiro da Costa e passou grande parte de sua infância viajando, em função do trabalho do pai.

Advertisement

Estudou no Royal Grammar School, em Newcastle, Inglaterra e no Collège National, em Montreal, Suíça. Em 1917, de volta ao Brasil, ingressa na Escola Nacional de Belas Artes, concluindo o curso de arquitetura e pintura, em 1924.

Sua história é intimamente ligada ao Rio, como em 1935, quando foi convidado pelo Ministro Gustavo Capanema para elaborar o projeto da nova sede do Ministério da Educação e Saúde do Rio de Janeiro.

Em 1937, Lúcio Costa é nomeado diretor da Divisão de Estudos e Tombamentos, do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SPHAN.

Já em 1944, realizou o “Projeto de seis edifícios residenciais” pra a urbanização do “Parque Guinle”, em Laranjeiras, na Zona Sul Rio de Janeiro.

No ano de 1969, Lucio Costa foi convidado pelo então governador do Estado , Negrão de Lima, para desenhar o Plano urbanístico da Barra da Tijuca. De inspiração modernista, o projeto previa largas avenidas, construções baixas como nas superquadras de Brasília, e preservação dos mangues e restingas da região.

*Com dados do portal ebiografia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp #RuasdoRio: quem foi Lúcio Costa?
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Lucio Costa também projetou o Castelo de Itaipava, em Petrópolis, com Fernando Valentim, local pertencente à família Smith de Vasconcellos, do Barão de Itaipava.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui