#RuasdoRio: quem foi Mariz e Barros?

O DIÁRIO DO RIO desvenda mais um nome por trás das rua da cidade, dessa vez, no bairro da Tijuca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Trecho da Rua Mariz e Barros (Foto: Reprodução Internet)

A Rua Mariz Barros é uma das vias mais importantes da chamada região da “Grande Tijuca“, pois conecta a área da Zona Norte do Rio ao Centro da cidade e a Zona Sul (por meio do Túnel Rebouças).

A via passa passa pelos bairros do Maracanã e chega a Tijuca onde se localiza seu maior trecho, terminando na Rua São Francisco Xavier, tendo a Rua Almirante Cochrane como seu prolongamento, já quase na Praça Sanes Peña, polo comercial dos mais importantes do Rio.

Ao longo da Mariz e Barros é possível encontrar qualquer tipo de serviço, desde mercados, restaurantes, bares, farmácias, instituições de ensino, hospitais, etc. A infraestrutura da extensa via também chama atenção pela localização, próxima ao Estádio do Maracanã, da sede da Prefeitura e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Sem dúvida nenhuma, a Mariz e Barros é um dos endereços mais privilegiados da Capital Fluminense, contando, também, com diversas estações de metrô e trem no seu entorno.

Advertisement

Mas afinal, quem foi Mariz e Barros?

Le capitaine Moriz e Barros mort au bombardement dItapiru #RuasdoRio: quem foi Mariz e Barros?
Mariz e Barros (Foto: reprodução Internet)

Antônio Carlos de Mariz e Barros foi um militar carioca nascido em 7 de março de 1835. Ele lutou e morreu na Guerra da Tríplice Aliança, travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Império do Brasil, Argentina e Uruguai. 

Filho do almirante José Joaquim Inácio e de dona Rosa de Mariz e Barros – neta do povoador do sertão fluminense Dom Antônio de Mariz.

Entrou para a Academia de Marinha em 1849, e foi promovido guarda marinha em 1852; segundo-tenente em 1855 e primeiro-tenente em 1857.

Comandou diversos navios de guerra, como o iate Paraibano e a canhoneira Campisa. Foi condecorado, em vida, com o Hábito da Imperial Ordem da Rosa e com a Cruz de Cavaleiro da Legião de Honra.

Morreu em combate no ano de 1866.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp #RuasdoRio: quem foi Mariz e Barros?
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Muito interessante conhecer a história do Bairro que tem importantes contribuições com nossa cidade e história. Soube que havia há muitos anos atrás , uma maternidade nesta rua. Gostaria de conhecer esta história também.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui