#RuasdoRio: quem foi Pereira Nunes?

O DIÁRIO DO RIO desembarca em uma das vias mais importantes da Tijuca, um dos principais bairros da Zona Norte carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rua Pereira Nunes (Foto: Reprodução Redes Sociais)

A Rua Pereira Nunes é um dos trechos mais famosos e conhecidos da Zona Norte Carioca. A via que liga os bairros de Vila Isabel à Tijuca, fica localizada bem próxima de alguns dos principais pontos comerciais e turísticos da região, como os shoppings Tijuca e Iguatemi, além do estádio do Maracanã.

A Pereira Nunes ainda é “vizinha” de outro importante trecho da chamada “Grande Tijuca“, a Boulevard 28 de Setembro, na Vila de Noel Rosa. No trecho, também fica localizada uma das principais instituições de ensino superior do Brasil, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Já no que se refere a serviços e transporte público, a Pereira Nunes concentra boa parte do comércio da área, com inúmeros mercados, lanchonetes, padarias, bancos, escolas, pet shops, etc.

O deslocamento de moradores é facilitado pelos muitos ônibus que cruzam a via, especialmente os que vão para a Zona Sul, Centro e outras partes da Zona Norte e Oeste.

Advertisement
SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Mas afinal, quem foi Pereira Nunes?

unnamed 45 #RuasdoRio: quem foi Pereira Nunes?
Placa da Rua Pereira Nunes, na Tijuca (Foto: Reprodução internet)

Domingos Pereira Nunes foi dono de propriedades e usineiro natural de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que loteou grandes áreas o Andaraí e Vila Isabel.

A região ficou conhecida como Bairro Aldeia Campista, onde foram “concebidas” as ruas Pereira Nunes, Tomás Coelho, Ribeiro Guimarães, Costa Pereira, Padre Champagnat, Adalberto Aranha, Antônio Salema, Ambrosina, Gonzaga Bastos, entre outras.

No trecho, também foi construída a icônica Fábrica de Tecidos Confiança, edificação atualmente ocupada pelo Extra Hipermercados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp #RuasdoRio: quem foi Pereira Nunes?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui