Sábado tem encontro do Samba com direito a orquestra em Copacabana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Dia dos Reis também vai ser dia de Samba, é que cinco dias após a grande festa de Réveillon, a Praia de Copacabana será palco de um evento inédito: realizado pela Prefeitura do Rio, o Encontro do Samba, no primeiro sábado do ano, dia 6, vai reunir a maior bateria já vista no mundo, com mais de 1.000 ritmistas das 13 escolas de samba do Grupo Especial. Uma parte vai sair do Leme (Avenida Princesa Isabel) e outra da  altura da rua Figueiredo Magalhães, para um encontro marcado no meio da orla de Copa. Ao final do desfile pela Avenida Atlântica, os sambistas se juntarão à Orquestra Petrobras Sinfônica para um show no palco montado em frente ao Copacabana Palace. Vão participar ainda do evento cantores ligados ao ritmo, como Martinho da Vila, Alcione, Diogo Nogueira e o novo fenômeno da música pop, a cantora Iza.

O Encontro do Samba é uma extensão do Réveillon e faz parte do calendário “Rio de Janeiro a Janeiro”. O inédito encontro de ritmistas com os músicos da orquestra terá a execução de clássicos da MPB como “Aquarela Brasileira” (de Silas de Oliveira) e “Não Deixe o Samba Morrer” (de Edson Conceição e Aloísio Silva). A curadoria musical do evento, que começa às 19h, está a cargo de Guto Graça Mello.

O Palco

image008 Sábado tem encontro do Samba com direito a orquestra em Copacabana

O palco que sediará o Encontro do Samba será no mesmo ponto onde vai acontecer o Réveillon, mas receberá algumas adequações e alterações, a partir do dia 2 de janeiro. Já a base que reproduz um pandeiro com 20 metros de diâmetro não será modificada.

Advertisement

Para esse espetáculo serão instaladas várias plataformas ao fundo do palco, onde todos os ritmistas ficarão após o percurso pela orla. A Orquestra Petrobras Sinfônica também terá o seu espaço para entrar em cena logo após a performance dos mestres-sala e porta-bandeiras das agremiações, cantores convidados e intérpretes, representantes de cada escola de samba.

O grande final será um momento memorável: a Orquestra Petrobras Sinfônica, com 59 músicos, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, vai se juntar aos ritmistas mostrando o poder que a música tem em agregar.

Desde os tempos antigos, a arte popular e a erudita se complementam: o carnaval influenciou Villa-Lobos e este, por sua vez, influenciou Tom Jobim. O Encontro do Samba será, com certeza, um festival de sons e cores, tendo a Praia de Copacabana como testemunha, além do componente principal: o público, sempre ardoroso, companheiro de tantos outros eventos – vibrou o maestro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sábado tem encontro do Samba com direito a orquestra em Copacabana
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Sábado tem encontro do Samba com direito a orquestra em Copacabana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui