Sábado tem Festival Gastronômico “Santa Cozinha” em Santa Cruz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Sábado tem Festival Gastronômico "Santa Cozinha" em Santa Cruz

A Usina Comunitária CSA realizará em Santa Cruz o “Santa Cozinha”, um festival gastronômico com Food Trucks, workshop de culinária saudável, atividades infantis e show de música. O evento será neste sábado, 13/5, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Praça Dom Romualdo 11, Santa Cruz), de 14h às 18h. A Usina Comunitária CSA é o programa de responsabilidade social da thyssenkrupp CSA e atende mais de 10 mil pessoas na região de Santa Cruz.

O evento, que começou como um concurso gastronômico entre os moradores do bairro, vai revelar qual é a melhor receita de Santa Cruz. “Um dos pilares da Usina Comunitária CSA é a cultura. O Santa Cozinha promove a gastronomia da região e resgata a cultura agrícola de Santa Cruz.  As receitas inscritas deveriam ter um dos ingredientes produzidos ou já produzidos na colônia agrícola do bairro como aipim, tomate, cenoura, quiabo e laranja”, explica Fernanda Candeias, coordenadora de Relações Externas e Comunicação da thyssenkrupp CSA.  “Recebemos mais de 100 inscrições para o Santa Cozinha. Um júri técnico formado por dois chefs e uma nutricionista escolheu as 10 melhores. No sábado, vamos descobrir qual é o melhor prato de Santa Cruz entre os finalistas”, acrescenta Fernanda.

No fim da tarde, os pratos serão apresentados para o júri, que contará com duas pessoas sorteadas do público, representando o júri popular. A banda SambAÇO sobe ao palco para fechar o evento com o melhor do pagode e do samba. O grupo é composto por oito colaboradores da thyssenkrupp CSA, que compartilham da paixão pela música. O grande vencedor do Santa Cozinha será anunciado após o show e levará para casa novos equipamentos de cozinha: fogão, geladeira, micro ondas e jogo de panelas.

Advertisement

Workshop de culinária saudável

Em parceria com o SESI- RJ, o Santa Cozinha vai levar para o público o Cozinha Brasil: palestras, com inscrições gratuitas e feitas na hora, serão oferecidas para estimular a alimentação saudável e educação alimentar. No final de cada palestra, os participantes poderão degustar os pratos e ainda levam para casa as receitas das aulas.

Os jurados:

Natalia Coelho – nutricionista do Programa SESI Cozinha Brasil, Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, mestre em Educação em Ciências e Saúde

Fernando Reis – chef executivo, estudou gastronomia no Italian Culinary Institute for Foreigners, em Turim (Itália) e dono do Restaurante Nancy (Santa Cruz)

Rafael Costa – chef executivo, professor de gastronomia e dono do restaurante Sonho Meu (Santa Cruz)

Finalistas do Santa Cozinha:

Ana Santos
Creme de Aipim com costela desfiada ao molho de suco de laranja

Edna Gomes
Frango com quiabo frito e creme de milho

Erica de Castilhos Alves
Escondidinho desconstruído de costela com crispy de cenoura

Inara Caroline Gomes de Araujo
Nhoque de cenoura com molho de linguiça calabresa

Jaqueline Cruz
Escondidinho de camarão da Jacque

Michele Luz Coelho
Caldo de Mato

Robson Cardoso
Pizza de aipim sem glúten

Rosana Fátima Coelho Moreira Felix
Risoto de rabada cremosa

Sebastiao José Ferreira de Souza Lima
Frango com quiabo à caipira ao molho sugo com purê de mandioca

Stelio Luiz Cristino Souza
Costela bovina com molho de laranja com purê de mandioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sábado tem Festival Gastronômico "Santa Cozinha" em Santa Cruz
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui