Sábados de março tem Beethoven Fest na Cidade das Artes na Barra

Orquestra Rio Sinfônica apresenta o Beethoven Fest, uma série de concertos a preços populares, nos sábados de março, na Grande Sala da Cidade das Artes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Gabriel Miranda

Dando continuidade às comemorações pelos 250 anos de nascimento do célebre compositor Ludwig van Beethoven,completados em 2020, a Orquestra Rio Sinfônica apresenta o Beethoven Fest, uma série de concertos a preços populares, nos sábados de março, na Grande Sala da Cidade das Artes. À frente da recém-criada Orquestra Rio Sinfônica e idealizador do Beethoven Fest, o pianista Nivaldo Tavares tem o intuito de proporcionar um mergulho na obra do mestre alemão, (re)apresentando suas obras mais populares ao público em concertos dinâmicos. Devido ao período de isolamento social, a capacidade da sala, originalmente de 1.234 lugares, receberá 617 espectadores (50% da lotação). 

Beethoven revolucionou a música e deixou um legado que até hoje influencia compositores dos mais diversos estilos. Sua obra transcende o clássico e alcança pessoas que talvez nunca cheguem a saber quem ele foi”, conta Nivaldo, solista dos dois primeiros concertos do Beethoven Fest. “Sua música é ouvida no cotidiano, como Für Elise, por exemplo, nas esperas de telemarketing e caminhões de gás. Já a introdução da Sinfonia Nº 5 remete a filmes de suspense, enquanto Ode à Alegria, amomentos vitoriosos nos esportes. No cinema, estão em trilhas sonoras, como Laranja Mecânica e Duro de Matar”, exemplifica.

arte 2 Sábados de março tem Beethoven Fest na Cidade das Artes na Barra

No concerto de abertura, em 6 de março, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro se apresenta com o solista Nivaldo Tavares ao piano, sob a regência de Mario Barcelos. No programa, estão o Concerto para Piano No. 1, Op. 15 e a Sinfonia No. 1, em Dó Maior, Op. 21. No segundo concerto, em 13 de março, sob a regência do português Osvaldo Ferreira, diretor da Filarmônica de Lisboa, a Orquestra Rio Sinfônica e o solista Nivaldo Tavares executam o Concerto para Piano No. 5, Op. 73, “Imperador”, e a Sinfonia No. 6, em Fá Maior, Op. 68, “Pastoral”. No dia 20, a Rio Sinfônica recebe o pianista Eduardo Monteiro,com regência de Tobias Volkmann. No programa estãoo Concerto para Piano No. 3, Op. 37 e a Sinfonia No.7, em Lá Maior, Op. 92.

Fechando a programação, em 27 de março, sobem ao palco, junto com a Rio Sinfônica, a pianista argentina Karin Lechner, a violinista paulistana Ana de Oliveira, spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, e o violoncelista gaúcho Hugo Pilger, spalla do naipe na Orquestra Petrobras Sinfônica; sob a regência de Mario Barcelos. No programa, o Concerto Tríplice, em Dó Maior, Op. 56 e a Sinfonia No.5, em Dó Menor, Op. 67

Advertisement

PROGRAMAÇÃO BEETHOVEN FEST

06/03 – 19h
Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro
Nivaldo Tavares, piano
Mario Barcelos, regência

Programa:
Concerto para Piano No. 1, Op. 15
Sinfonia No. 1, em Dó Maior, Op. 21

13/03 – 19h
Orquestra Rio Sinfônica
Nivaldo Tavares, piano
Osvaldo Ferreira, regência

Programa:
Concerto para Piano No. 5, Op. 73, “Imperador”
Sinfonia No. 6, em Fá Maior, Op. 68, “Pastoral”

20/03 – 19h
Orquestra Rio Sinfônica
Eduardo Monteiro, piano
Tobias Volkmann, regência

Programa:
Concerto para Piano No. 3 Op. 37
Sinfonia No.7, em Lá Maior, Op. 92

27/03 –19h
Orquestra Rio Sinfônica
Karin Lechner, piano
Ana Maria Oliveira, violino
Hugo Pilger, cello
Mario Barcelos, regência

Programa:
Concerto Tríplice, em Dó Maior, Op. 56
Sinfonia No.5, em Dó Menor, Op. 67 

SERVIÇO
BEETHOVEN FEST

Concertos: sábados de março – dias 6, 13, 20 e 27/3, às 19h.
Local: Cidade das Artes | Grande Sala – Av. das Américas 5300, Barra da Tijuca. Tel.: (21) 3325-0102.
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada).
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h às 18h.
Venda online: www.sympla.com.br
Lotação: 617 lugares
Classificação indicativa: livre.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sábados de março tem Beethoven Fest na Cidade das Artes na Barra
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Sábados de março tem Beethoven Fest na Cidade das Artes na Barra
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui