Sacolas gratuitas nos mercados do Rio só até 15 de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A partir de 15 de janeiro de 2020 a distribuição gratuita das primeiras 2 sacolas deverá ser encerrada pelos estabelecimentos comerciais. A decisão foi deliberada após Conselho Diretor Extraordinário da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para que o consumidor tivesse mais tempo para se adequar à Lei.

Em 6 meses de adequação da Lei que proíbe a distribuição das sacolas plásticas convencionais (produzidas com 100% de petróleo) no Rio de Janeiro, a ASSERJ identificou a redução de cerca de 50% na distribuição de sacolas plásticas pelas redes associadas. Desde que a Lei entrou em vigor, em 26 de junho de 2019, cerca de um bilhão de sacolas plásticas deixaram de ser distribuídas no Estado.

Essa é uma primeira medida em prol do meio ambiente. Nós, da ASSERJ, sempre acreditamos que o setor conseguiria mostrar sua preocupação com o meio ambiente. A campanha é apenas o reflexo de que podemos ir muito além e contribuir ainda mais para o Rio de Janeiro. Temos a certeza de que podemos evoluir bastante nesse sentido. O primeiro passo já foi dado e impacto gera resultados expressivos“, revela Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.

O levantamento foi feito pela ASSERJ junto aos estabelecimentos que estão cobrando o preço de custo pelas sacolas retornáveis e aderiram ao movimento “Desplastifique Já!”, lançado no dia 25 junho de 2019.

Advertisement

Antes da Lei, estima-se que, por ano, cerca de 4 bilhões de sacolas plásticas eram distribuídas no Rio de Janeiro. Com base nisso, mais de 300 milhões de sacolas plásticas eram entregues por mês no Estado. Com a aplicação da Lei, esse número caiu para pouco menos de 200 milhões de sacolas/mês.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sacolas gratuitas nos mercados do Rio só até 15 de Janeiro
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Ficou confuso. Os supermercados não são mais obrigados a “darem” duas sacolas, mas, os que assim desejam podem continuar “dando” as duas primeiras sacolas? Num lugar fala que foram proibidos, em outro, que não são mais obrigados…são coisas diferentes.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui