Saiba como visitar a casa original do ‘Sítio do Picapau Amarelo’ em Guaratiba

O museu oferece visitação à casa original da série, café com bolinhos de chuva da Dona Benta e exposição de objetos que reconstroem o universo do clássico infantil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
A casa original foi reformada e convertida em museu — Foto: Reprodução

Quem cresceu assistindo ao clássico Sítio do Picapau Amarelo com certeza lembra das aventuras de Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia e o Saci. O que poucos cariocas sabem é da possibilidade de reviver essa nostalgia visitando a casa original que serviu de cenário para a primeira versão do seriado infantil, produzido ainda na década de 70. As locações utilizadas ainda estão de pé e quase que originais. A casa super charmosa fica localizada no extremo da Zona Oeste do Rio, no bairro de Barra de Guaratiba.

Transformada em um museu particular e aberto ao público, a antiga casa do Sítio foi cuidadosamente restaurada por Marlete Galdino, uma moradora local que era fã do programa desde criança e até participou como figurante em alguns episódios. Além de caminhar pelos cômodos onde a história ganhou vida, os visitantes podem provar o tradicional café com bolinhos de chuva — preparados na hora, com a receita original de Dona Benta.

Cozinha da Dona Benta

Restauração da casa original

A construção da casa do Sítio do Picapau Amarelo aconteceu em meados da década de 1970, quando a TV Globo escolheu a Barra de Guaratiba para dar vida às histórias de Monteiro Lobato na televisão. Diferente de cenários cenográficos, a casa foi feita de verdade, com varanda, horta, pomar, celeiro e tudo que remetia ao universo rural dos livros.

Após o término da série, em 1986, o local ficou abandonado e se deteriorou com o tempo. Só em 2016, com o interesse de fãs e moradores da região, surgiu o movimento para preservar o espaço. Marlete Galdino comprou o terreno, promoveu uma reforma completa — que incluiu troca do telhado e recuperação da mobília — e, em 2021, abriu as portas para quem quiser sentir a nostalgia e o encanto do Sítio.

Quem visita o museu encontra um ambiente que remete àquela época: móveis cor-de-rosa na sala, objetos antigos, como televisores de tubo e rádios, e a icônica cozinha onde aconteciam as cenas com Tia Nastácia e o Saci.

Além da visitação, que acontece de quarta a domingo, das 9h às 16h, há o café especial na varanda, por um valor adicional, onde é possível saborear quitutes típicos do seriado.

Como visitar o Sítio do Picapau Amarelo em Guaratiba

  • Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 6.820, Barra de Guaratiba
  • Horário de funcionamento: Quarta a domingo, das 9h às 16h
  • Ingresso: R$ 20 (inteira)
  • Café com bolinhos de chuva: R$ 25 (valor adicional, opcional)
  • Agendamento: Visitas precisam ser marcadas com antecedência diretamente com a proprietária (21-98174-9981)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui