Saiba onde descartar gratuitamente lâmpadas fluorescentes usadas na cidade do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

A fim de conscientizar a população para o descarte, a coleta e a destinação ambientalmente correta de lampadas fluorescentes depois que elas queimam, a Associação Brasileira para Gestão da Logística Reversa (Reciclus) disponibiliza um total de 52 pontos de coleta espalhados por toda cidade.

De acordo com a Reciclus, as lâmpadas fluorescentes possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

O programa compreende apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista. Não há limite para descarte, desde que seja realizado por consumidor doméstico.

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista. Não há limite para descarte, desde que seja realizado por consumidor doméstico.

Advertisement

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Segundo a Associação, entre os meses de agosto de 2017, quando ocorreu a implantação do primeiro ponto de coleta, e agosto de 2019, foram coletadas na cidade do Rio de Janeiro 5,2 toneladas de lâmpadas, o que representa 35.713 unidades.

Para saber o ponto de coleta mais próximo de sua residência, basta acessar o site.

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

A Reciclus é uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais importadores de lâmpadas, para atuar como entidade gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Saiba onde descartar gratuitamente lâmpadas fluorescentes usadas na cidade do Rio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. No acordo setorial não exclui as pessoas jurídicas (mas eles não recebem de pessoas jurídicas) e não esclareceram que não é “de graça”. O acordo setorial estabeleceu um custo adicional às lâmpadas para que nós consumidores (pessoas físicas ou jurídicas), ao comprarmos estes produtos, já estamos pagando o custo de reciclagem.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui