Se você acha que as músicas mais tocadas no Carnaval do Rio são as mesmas que estão bombando nas paradas de sucesso, pode estar bem enganando. O que parece ser tendência no Spotify, com seus hits atuais que viralizam em um piscar de olhos, não tem o mesmo impacto nas ruas da cidade maravilhosa. A banda aqui é outra. É o que a pesquisa do Ecad — escritório, que tem sede no Rio, responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos das músicas aos seus autores. Em vez de hits modernos, o Carnaval carioca ainda é dominado por clássicos da MPB que atravessaram gerações.
Capital Cultural do Brasil
Você leu aqui no DIÁRIO DO RIO que o município foi eleito a capital mais cultural do Brasil em uma pesquisa que envolveu moradores das 26 cidades do país. Por aqui, o MPB foi o estilo musical mais escutado por quem foi ouvido pela a equipe do levantamento. Como a voz do povo, é a voz de Deus, a escolha das música nos blocos é refletida ao gosto do freguês.
Nos últimos 10 anos, o Top 5 das músicas mais tocadas durante o Carnaval carioca é uma verdadeira viagem no tempo. Em primeiríssimo lugar, o tijucano Tim Maia, com o inesquecível “Não Quero Dinheiro”. Logo em seguida, em segundo lugar, vem “Vou Festejar”, de Jorge Aragão, Neoci e Dida. Em terceiro lugar, “País Tropical”, de Jorge Ben Jor. O quarto lugar é reservado para o samba-enredo “É Hoje”, de Didi e Mestrinho, lançado na década de 80 pela União da Ilha. E para fechar o top 5, outro de Jorge Ben Jor: “Taj Mahal”.