Todo mundo sabe que o motorista carioca é um dos mais estressados no trânsito. Se já não bastasse a briga diária com engarrafamentos, buracos e, claro, o calor infernal, o carioca ainda tem o dom de transformar a pressa em uma arte. O resultado foi divulgado nesses últimos dias. O Rio pode ser um dos campeões quando o assunto é infração por excesso de velocidade.
Em 2024, mais de 1,5 milhão de multas por ultrapassar o limite de velocidade foram registradas na cidade. Isso dá uma média de mais de 4 mil multas por dia – e olha que a cidade tem muita coisa para se preocupar, além do trânsito! Mas, como dizem, quem tem pressa não vê sinal vermelho. Ou, no caso dos motoristas cariocas, “quem tem pressa acelera!” Para se ter uma ideia, o número de multas por velocidade representa 21% da população do Rio, ou seja, a cada cinco cariocas, um é flagrado correndo mais do que deveria pelas ruas da cidade.
É claro que, para muitos, a justificativa é a falta de segurança nas vias – especialmente durante a noite. Mas a realidade é que, enquanto uns aceleram para fugir de algum perigo, outros acabam acelerando demais mesmo sem pressa. E é justamente essa velocidade acima da média que já virou uma espécie de “tradição” no trânsito carioca.
E se você acha que o excesso de velocidade é o único problema, você está errado. No ano passado, foram mais de 314 mil multas por avanço de sinal vermelho, quase 900 por dia.