Salão Carioca do Livro acontece na Biblioteca Parque Estadual

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A LER – Salão Carioca do Livro chega a sua terceira edição, de 20 a 24 de novembro, em  30 palcos com atrações simultâneas e mais de 550 autores. Conhecido como o maior evento aberto do livro, o festival tem entrada franca e traz ao público uma programação repleta de atividades interativas, para que cada visitante sinta-se parte integrante da experiência que é a LER.

O Salão Carioca reúne uma série de oficinas, debates, saraus, contações de histórias, exposições e atividades multiculturais. Socialmente comprometido, o evento literário deixa legados para a cidade. Na edição de 2018, a LER reabriu a Biblioteca Parque Estadual, e para essa edição vai revitalizar o Campo de Santana – espaço que vai sediar o evento junto com a Biblioteca – e reabrir a Biblioteca Parque do Alemão, fechada desde 2016.

Outra grande novidade, é que o festival dará vida, durante o evento, a um projeto de Darcy Ribeiro, construindo uma passarela que irá ligar o Campo de Santana à Biblioteca Parque Estadual. No parque, no dia 20 de Novembro, terá Orquestra Sinfônica Aprendiz, com um repertório que contempla desde as Danças Húngaras de Johannes Brahms até o baião de Luiz Gonzaga.

Neste ano, os grandes homenageados serão Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Elza Soares e Monteiro Lobato, que será celebrado com uma exposição em parceria com a Biblioteca Nacional, além dos diversos encontros com especialistas nas obras do autor. Na mostra, o público poderá conferir obras raras e o processo criativo dos personagens de Monteiro.

Advertisement

A programação conta ainda com espaços temáticos, que promovem encontros intimistas entre o público e os convidados, além de um Circo Literário e apresentações teatrais baseadas em obras de autores clássicos como Shakespeare e Machado de Assis.

Paco do Ouvidor Salão Carioca do Livro acontece na Biblioteca Parque Estadual
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

A acessibilidade e inclusão são alguns dos pontos altos da LER, que trabalha em todas as suas edições atividades como as leituras em braile e em libras, visitas guiadas e a confecção de livros sensoriais.

Segundo o curador Julio Silveira, a LER é um festival que celebra a língua portuguesa! “Vejo a LER como uma grande oportunidade para recuperarmos o que tem se perdido ultimamente: o diálogo, a troca de ideias, a inspiração mútua. Em tempos de polarização radical, tentamos trazer para as mesas da LER toda uma gama de pontos de vista diferentes, com leitores de todos os perfis e origens. Para que todos possam ver o que temos em comum, mas que também possam apreciar e aprender com as diferenças para, quem sabe, construir e criar juntos”, afirma.

Os espaços da LER – Salão Carioca do Livro 2019

LER Fachada Biblioteca Parque livro Maria Firmona Salão Carioca do Livro acontece na Biblioteca Parque Estadual

Um dos destaques da programação da LER é o Café do Livro, espaço reservado para bate-papos entre autores com perspectivas diferentes sobre a criação de obras, história, política e identidade. As composições das mesas privilegiam o diálogo criativo entre atividades ou pontos de vistas diferentes, favorecendo a diversidade. Monja Cohen, Sergio Sant’anna, Marcelo Rubens Paiva, Ondjaki e Arthur Dapieve são alguns dos nomes confirmados.

No Palco da Palavra serão realizadas apresentações individuais ou entrevistas sobre um tema ou uma obra, com a presença de pensadores e criadores. O público poderá conferir apresentações, palestras e lançamentos de livros, com nomes como Francisco Cuoco, Sérgio Sá Leitão, Pedro Salomão, Thiago Lacerda e Marcos Veras.

Com curadoria de Verônica Lessa e Volnei Canônica, o Espaço Era Uma Vez…, apresentará atividades durante todo o evento para o público mirim da LER. “Pensamos em um espaço voltado para a criação e a imaginação, com inúmeros autores que representam a criatividade da literatura infantil brasileira” declara Verônica. Entre as atividades estão slams de ilustração, Sarauzinho, música e literatura, curtas de animação de livros infantis e muita contação de histórias.

Já no Espaço #JOVEM, o público poderá conferir bate-papos entre artistas consagrados, quadrinistas, e autores como Marcelo Quintanilha, Luly Trigo, Babi Dewet, Zeca Baleiro, entre vários outros. Também será possível conhecer o trabalho de artistas independentes do mundo dos HQ’s e literatura fantástica, cosplayers, e participar de oficinas de caricatura, storyboard, roteiro, desenho, animação entre diversas outras.

Na Tenda dos Autores, que será montada no Campo de Santana, a programação será dedicada aos alunos do Ensino Médio e Fundamental II, com apresentação de peças teatrais educativas e literárias e encontros com autores que privilegiam o diálogo e estreitam a relação do jovem com a leitura, como Mc Marechal que trará a Batalha do Conhecimento, Jessé Andarilho, Mano Brown e Fernanda Takai.

Além da exposição em homenagem a Monteiro Lobato, o público poderá conferir outras 5 mostras: Arte Sustentável, de Marcos Lanzieiro, O Poder do Shojo Mangá, uma exposição que busca difundir a arte do mangá Shojo através de reproduções de desenhos de mangás japoneses publicados durante os anos 50 e 60, Esculturas de personagens clássicos, com obras de Leonardo Salinas, o projeto Amazon Shouts, uma plataforma que agrega artistas propondo uma reflexão sobre a Floresta Amazônica e a exposição Harry Potter e o Cálice de Fogo, inédita no Brasil.

“A LER – Salão Carioca do Livro foi criada para elevar a paixão pela leitura em todas as idades e contextos sociais, aproximando leitores e autores. O evento reúne todos os agentes da cadeia do livro e da economia criativa, além de fortalecer o livro e a leitura, trazendo e trocando conhecimentos durante os seus, agora 5 dias de realização”, explica Jerônimo Vargas, diretor da LER.

As inscrições para as atividades serão no próprio local, iniciando 1 hora antes de cada atividade programada.

SERVIÇO
LER – Salão Carioca do Livro
Data: 20 a 24 de novembro de 2019
Local: Biblioteca Parque Estadual – 10h às 21h
Campo de Santana – 10h às 19h

MESA Identidade e Liberdade
Dia 20/11 às 19h30
Local: Café do Livro SESC Rio – Biblioteca Parque Estadual

MESA  Escritas Negras: Ancestralidade, Memória e Autoconhecimento
Dia 20/11 às 16h30
Local: Oficina B – Biblioteca Parque Estadual

CONTAÇÃO Pretinhas Leitoras
Dia 20/11 às 13h30
Local: Espaço Era Uma Vez – Biblioteca Parque Estadual

Peça “O Menino é o pai do homem”
Dia 20/11 às 17h30
Local: Palco da Palavra – Biblioteca Parque Estadual

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Salão Carioca do Livro acontece na Biblioteca Parque Estadual
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Salão Carioca do Livro acontece na Biblioteca Parque Estadual
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui