A LER – Salão Carioca do Livro chega a sua terceira edição, de 20 a 24 de novembro, em  30 palcos com atrações simultâneas e mais de 550 autores. Conhecido como o maior evento aberto do livro, o festival tem entrada franca e traz ao público uma programação repleta de atividades interativas, para que cada visitante sinta-se parte integrante da experiência que é a LER.

O Salão Carioca reúne uma série de oficinas, debates, saraus, contações de histórias, exposições e atividades multiculturais. Socialmente comprometido, o evento literário deixa legados para a cidade. Na edição de 2018, a LER reabriu a Biblioteca Parque Estadual, e para essa edição vai revitalizar o Campo de Santana – espaço que vai sediar o evento junto com a Biblioteca – e reabrir a Biblioteca Parque do Alemão, fechada desde 2016.

Outra grande novidade, é que o festival dará vida, durante o evento, a um projeto de Darcy Ribeiro, construindo uma passarela que irá ligar o Campo de Santana à Biblioteca Parque Estadual. No parque, no dia 20 de Novembro, terá Orquestra Sinfônica Aprendiz, com um repertório que contempla desde as Danças Húngaras de Johannes Brahms até o baião de Luiz Gonzaga.

Neste ano, os grandes homenageados serão Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Elza Soares e Monteiro Lobato, que será celebrado com uma exposição em parceria com a Biblioteca Nacional, além dos diversos encontros com especialistas nas obras do autor. Na mostra, o público poderá conferir obras raras e o processo criativo dos personagens de Monteiro.

A programação conta ainda com espaços temáticos, que promovem encontros intimistas entre o público e os convidados, além de um Circo Literário e apresentações teatrais baseadas em obras de autores clássicos como Shakespeare e Machado de Assis.

Pao-do-Ouvidor
Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

A acessibilidade e inclusão são alguns dos pontos altos da LER, que trabalha em todas as suas edições atividades como as leituras em braile e em libras, visitas guiadas e a confecção de livros sensoriais.

Segundo o curador Julio Silveira, a LER é um festival que celebra a língua portuguesa! “Vejo a LER como uma grande oportunidade para recuperarmos o que tem se perdido ultimamente: o diálogo, a troca de ideias, a inspiração mútua. Em tempos de polarização radical, tentamos trazer para as mesas da LER toda uma gama de pontos de vista diferentes, com leitores de todos os perfis e origens. Para que todos possam ver o que temos em comum, mas que também possam apreciar e aprender com as diferenças para, quem sabe, construir e criar juntos”, afirma.

Os espaços da LER – Salão Carioca do Livro 2019

Um dos destaques da programação da LER é o Café do Livro, espaço reservado para bate-papos entre autores com perspectivas diferentes sobre a criação de obras, história, política e identidade. As composições das mesas privilegiam o diálogo criativo entre atividades ou pontos de vistas diferentes, favorecendo a diversidade. Monja Cohen, Sergio Sant’anna, Marcelo Rubens Paiva, Ondjaki e Arthur Dapieve são alguns dos nomes confirmados.

No Palco da Palavra serão realizadas apresentações individuais ou entrevistas sobre um tema ou uma obra, com a presença de pensadores e criadores. O público poderá conferir apresentações, palestras e lançamentos de livros, com nomes como Francisco Cuoco, Sérgio Sá Leitão, Pedro Salomão, Thiago Lacerda e Marcos Veras.

Com curadoria de Verônica Lessa e Volnei Canônica, o Espaço Era Uma Vez…, apresentará atividades durante todo o evento para o público mirim da LER. “Pensamos em um espaço voltado para a criação e a imaginação, com inúmeros autores que representam a criatividade da literatura infantil brasileira” declara Verônica. Entre as atividades estão slams de ilustração, Sarauzinho, música e literatura, curtas de animação de livros infantis e muita contação de histórias.

Já no Espaço #JOVEM, o público poderá conferir bate-papos entre artistas consagrados, quadrinistas, e autores como Marcelo Quintanilha, Luly Trigo, Babi Dewet, Zeca Baleiro, entre vários outros. Também será possível conhecer o trabalho de artistas independentes do mundo dos HQ’s e literatura fantástica, cosplayers, e participar de oficinas de caricatura, storyboard, roteiro, desenho, animação entre diversas outras.

Na Tenda dos Autores, que será montada no Campo de Santana, a programação será dedicada aos alunos do Ensino Médio e Fundamental II, com apresentação de peças teatrais educativas e literárias e encontros com autores que privilegiam o diálogo e estreitam a relação do jovem com a leitura, como Mc Marechal que trará a Batalha do Conhecimento, Jessé Andarilho, Mano Brown e Fernanda Takai.

Além da exposição em homenagem a Monteiro Lobato, o público poderá conferir outras 5 mostras: Arte Sustentável, de Marcos Lanzieiro, O Poder do Shojo Mangá, uma exposição que busca difundir a arte do mangá Shojo através de reproduções de desenhos de mangás japoneses publicados durante os anos 50 e 60, Esculturas de personagens clássicos, com obras de Leonardo Salinas, o projeto Amazon Shouts, uma plataforma que agrega artistas propondo uma reflexão sobre a Floresta Amazônica e a exposição Harry Potter e o Cálice de Fogo, inédita no Brasil.

“A LER – Salão Carioca do Livro foi criada para elevar a paixão pela leitura em todas as idades e contextos sociais, aproximando leitores e autores. O evento reúne todos os agentes da cadeia do livro e da economia criativa, além de fortalecer o livro e a leitura, trazendo e trocando conhecimentos durante os seus, agora 5 dias de realização”, explica Jerônimo Vargas, diretor da LER.

As inscrições para as atividades serão no próprio local, iniciando 1 hora antes de cada atividade programada.

SERVIÇO
LER – Salão Carioca do Livro
Data: 20 a 24 de novembro de 2019
Local: Biblioteca Parque Estadual – 10h às 21h
Campo de Santana – 10h às 19h

MESA Identidade e Liberdade
Dia 20/11 às 19h30
Local: Café do Livro SESC Rio – Biblioteca Parque Estadual

MESA  Escritas Negras: Ancestralidade, Memória e Autoconhecimento
Dia 20/11 às 16h30
Local: Oficina B – Biblioteca Parque Estadual

CONTAÇÃO Pretinhas Leitoras
Dia 20/11 às 13h30
Local: Espaço Era Uma Vez – Biblioteca Parque Estadual

Peça “O Menino é o pai do homem”
Dia 20/11 às 17h30
Local: Palco da Palavra – Biblioteca Parque Estadual

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui