Boitatá por Sucupira De acordo com o ex-blog do prefeito Cesar Maia houve um aumento de mais de 15% nas autorizações em que a Prefeitura do Rio deu para blocos e bandas se comparado com o carnaval de 2007:

POVO VOLTA AS RUAS  DO RIO- CAPITAL, PARA O CARNAVAL!

O número de portarias da CET-RIO autorizando blocos e bandas em 2008 foi o seguinte: 199 para blocos e 125 para bandas, num total de 324. Em 2007 foram 281. Com isso o aumento foi de mais de 15%.

Apesar do que alguns dizem, que o carnaval carioca virou coisa para turistas, o incrível crescimento dos blocos mostra o quanto estas pessoas estão erradas. O carnaval do Rio de Janeiro, é claro, tem muita coisa para turista, os próprios blocos que, como já disse, apenas os 500 mil do Bola Preta já seriam o evento do ano de muita cidade.

Mas não seriam 500 mil turistas, e sim muito carioca que acordou cedo e foi, sem contar aqueles outros espalhados pela cidade, na Tijuca, Vila Isabel e por aí vai. E como vem dizendo o André aqui, há poucos registros de violência, além dos pequenos furtos e das brigas causadas pelos pitboys.

Por isso fica a pergunta, em 2009 vão querer ir para Salvador gastar uma pequena fortuna em abadás, ou ficar no nosso carnaval democrático?

E fica a questão levantada no Rio Temporada, qual o limite para o patrocínio dos blocos? Eu sou altamente favorável, até porque com o crescimento que os blocos vem tendo, a necessidade de melhores equipamentos e consequente aumento dos gastos pode acabar não conseguindo ser apenas bancado pelos sócios dos blocos. Mas que não cheguemos a ser como Salvador com suas cordas separando as pessoas.

Foto do Flickr de Jorge Sucupira.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui