A Avenida Marquês de Sapucaí, tradicional palco dos desfiles das escolas de samba do Rio, teve sua estrutura liberada para eventos pelo Corpo de Bombeiros. A informação foi divulgada neste sábado (22/02) pela Riotur, empresa da Prefeitura responsável pelo turismo na cidade. No entanto, o alvará obtido não assegura, até o momento, a realização dos desfiles das escolas de samba.
De acordo com a Riotur, o equipamento municipal recebeu o alvará definitivo após atender às exigências do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), acordo firmado entre os órgãos competentes.
“O Certificado de Aprovação foi emitido na sexta-feira (21), pela Diretoria Geral de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (DGST), após a regularização de todos os requisitos necessários, listados no Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que garantiu o funcionamento da infraestrutura nos últimos anos”, diz o comunicado da Riotur.
A aprovação definitiva é vista como “um marco significativo” para a organização do carnaval. Antes, o evento era realizado com autorizações provisórias, emitidas apenas às vésperas dos desfiles, prejudicando o planejamento.
O Corpo de Bombeiros esclareceu que o documento atesta apenas a regularidade da estrutura quanto à segurança contra incêndios e pânico. Em apuração do site G1, a corporação afirmou que a autorização para os eventos na Sapucaí durante o carnaval ainda não foi emitida.
“Este é um processo distinto, que ainda está em tramitação na Corporação, dependendo de outras vistorias“, informou o Corpo de Bombeiros ao site.