Sambódromo tem tombamento definitivo determinado pelo Iphan

Além disso, a Riotur vai administrar da Passarela do Samba Professor Darcy Ribeiro por 10 anos, valendo agora até 2031

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concedeu tombamento definitivo à Passarela do Samba Professor Darcy Ribeiro. Desde 2016, a proteção dada pela autarquia era provisória. O comunicado foi publicado na edição do último dia 22 do Diário Oficial da União (DOU). 

O tombamento do Sambódromo, na Avenida Marquês de Sapucaí, integra os bens representativos do conjunto da obra do arquiteto Oscar Niemeyer, e agora integra o Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do Iphan. Também se tornaram patrimônio definitivamente outros 26 locais com edificações projetadas pelo arquiteto, como a Casa das Canoas, no Alto da Boa Vista, e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói. Outras obras estão localizadas em São Paulo e no Distrito Federal. 

“É uma alegria receber da presidente do Iphan, sra. Larissa Peixoto, a comunicação desse ato histórico de reconhecimento dessa importante obra do Niemeyer que é a Passarela do Samba Professor Darcy Ribeiro. A partir de agora, e definitivamente, está preservada pelo órgão federal de Patrimônio”, celebrou a presidente da Riotur, Daniela Maia.

Além disso, o prefeito Eduardo Paes publicou na edição do Diário Oficial da última quarta-feira, dia 28, o ato que cede à Riotur a administração da Passarela do Samba Professor Darcy Ribeiro por 10 anos, valendo agora até 2031.

Advertisement

O Sambódromo foi inaugurado em 1984, substituindo as arquibancadas provisórias que eram montadas anualmente para o desfile das escolas de samba. Com 60 mil metros quadrados e pista de cerca de 700 metros de extensão, a Passarela tem capacidade para receber até 64 mil pessoas.  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sambódromo tem tombamento definitivo determinado pelo Iphan
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui