O governador Cláudio Castro (PL) sancionou o anexo ao Projeto de Lei nº 3974/2024 que altera a Lei 5.645, de 6 de dezembro de 2010. Com a sanção e publicação da medida no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27), foi instituído que em todo o dia 29 de junho será celebrado o Dia Estadual do Católico Apostólico Romano.
Assim, o Anexo da Lei nº 5.645, de 06 de janeiro de 2010, passa a vigorar com a seguinte redação: “CALENDÁRIO DATAS COMEMORATIVAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: 29 – Dia Estadual do Católico Apostólico Romano.”
A data foi escolhida por sua importância para a Igreja Católica, pois no dia 29 de junho é celebrado o Dia de São Pedro e São Paulo, dois Santos centrais na fundação da Santa Igreja e na propagação do cristianismo.
A criação e inclusão da data no calendário oficial fluminense visa promover a reflexão sobre os princípios cristãos, além de fortalecer o sentido de comunidade entre os católicos. O Dia estadual do Católico Apostólico Romano tem ainda como objetivo valorizar a diversidade religiosa e garantir que todas as religiões sejam consideradas e respeitadas.
No Dia do Católico Apostólico Romano, serão realizados eventos, missas e atividades que promovam a fé, a educação religiosa e o engajamento comunitário em todo o território fluminense.
Projeto de Lei Nº 3974/2024 é de autoria de Elton Cristo, atualmente vereador pelo PP.