Santa Cruz diz que juiz Bretas interferiu nas eleições de 2018

Pré-candidato a governador do Rio em 2022, Felipe Santa Cruz diz que o juiz Marcelo Bretas interferiu nas eleições de 2018 que elegeu Witzel

Em entrevista ao site Agenda do Poder, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, pré-candidato a governador do Rio de Janeiro em 2022, disse que o juiz Marcelo Bretas, , tem a obrigação de esclarecer as suspeições que pesam contra ele por ter conduzido de forma parcial os processos da Lava Jato do Rio. Deve também responder por ter interferido no processo eleitoral de 2018, manipulando o andamento de ações de modo a favorecer Wilson Witzel, à época seu amigo.

Na entrevista, Santa Cruz comenta sobre a decisão de Bretas de convocar o ex-secretário de obras de Eduardo Paes, Alexandre Pinto, a 3 dias do 1º turno de 2018: “Ele interferiu, sim, no resultado das eleições. Agendou depoimentos do ex-secretário de obras do Rio às vésperas do pleito; divulgou conteúdo das oitivas em momentos estratégicos. E não teve nenhum cuidado: logo após o segundo turno, viajou com Witzel para Brasília, num jatinho, exibindo gestos de vitória“. Vale lembrar que Paes e Santa Cruz agora são aliados, contando com o apoio do atual prefeito para concorrer contra o governador Claudio Castro (PSC).

Ele também criticou a  a operação autorizada por Marcelo Bretas contra escritórios de advocacia, no curso das investigações sobre supostas irregularidades no Sistema S decorrentes da delação do ex-presidente da Fecomércio Orlando Diniz, foi abusiva e ilegal. Segundo ele, o movimento de Bretas e do MPF contra os advogados ultrapassou todos os limites e pode ser configurado como uma aberração.

O presidente da OAB fez duras críticas aos abusos da operação Lava Jato. Disse que o ex-juiz Sérgio Moro efetivamente se comportou de modo inadequado, com relações promíscuas com procuradores. “Se algum advogado tivesse aquele tipo de diálogo com o juiz, perderia o registro da OAB”.

A entrevista completa de Santa Cruz ao Jogo do Poder irá ao ar neste domingo, 16/5, às 22h30, na CNT.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui