Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, pode virar Bairro Imperial

A matéria, que tem autoria do vereador Carlo Caiado, foi aprovada em 1ª discussão e voltará à pauta em 2ª votação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Santa Cruz | Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

Foi aprovado em 1ª discussão o projeto de lei 630/2021, que reconhece o bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, pela sua importância histórica e cultural, como Bairro Imperial. O texto tem autoria do vereador Carlo Caiado (União Brasil).

Segundo o projeto, caberá ao Poder Executivo adotar as medidas necessárias para a divulgação da história que cerca o nome e justifica o reconhecimento do bairro de Santa Cruz como Bairro Imperial.

“O bairro possui o primeiro Ecomuseu de perfil comunitário reconhecido no Brasil, criando ainda durante a Eco-92. Seu acervo possui mais de 30 atrativos históricos inventariados pelo Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica”, destacou Carlo Caiado.

O texto ainda diz que todos os prospectos e publicações editados com a finalidade de divulgar os principais eventos e acontecimentos históricos, culturais, educacionais, turísticos e comemorativos do Bairro de Santa Cruz e que contenham menção a ele, deverão citá-lo e divulgá-lo como “Bairro Imperial”.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, pode virar Bairro Imperial
Advertisement

29 COMENTÁRIOS

  1. Crivella e Eduardo Paes acabaram de destruir o bairro. O ponto final do BRT retirou monumento de Santos Dumont, diminuiu a praça, jogou moradores de rua nas laterais do ponto final do BRT, os camelôs retiraram as calçadas dos pedestres, os condomínios populares aumentaram o fluxo de veículos e o viaduto estreito sobre a linha férrea engarrafa tudo. O final rodoviário não saiu do papel. O Santa Cruz shoppings parece uma galeria… A população é enorme e a história e arrecadação do bairro, não está a altura do que recebe da prefeitura. Em especial o Eduardo Paes, que transformou Santa Cruz numa pocilga, com BRTs sujos e estação que enfeia e emporcalha o centro do bairro.

  2. Bom se isso for trazer de fato melhoria para o bairro que venha o título e junto do reconhecimento e ação para melhorar a vida de quem mora aqui em Santa Cruz.

  3. É um à toa esse vereador. Só mamando no dinheiro público. Melhor procurar um quintal pra capinar em Sta Cruz (que tem e muito). Uma foice pra limpar os matagais na área. Nunca fez nada politicamente pra população. Agora fica aí inventando essa besteira. Falta do que fazer.

  4. É um à toa esse vereador. Melhor procurar um quintal pra capinar em Sta Cruz (que tem e muito). Uma mata pra roçar. Nunca fez nada politicamente pra população. Agora fica aí inventando essa besteira. Falta do que fazer.

  5. Se os moradores deixarem ,de falar da vida alheia ,talvez pode até ser ,a falta de educação do povo daqui e horrível. São muitos intrometidos

  6. O Brasil é uma república federativa desde 1889. Santa Cruz, São Cristóvão, etc, são bairros republicanos, populares, e mal cuidados pela prefeitura do Rio de Janeiro. A cidade de Petrópolis, que tem a alcunha de “imperial”, mas é republicana, está se desmanchando nos descasos, corrupções, ocupações irregulares, destruição do meio ambiente, etc, etc, etc… O Brasil já realizou um plebiscito, no final do século XX, e a maioria dos brasileiros decidiu pela República e pelo Presidencialismo. Quaisquer projetos voltados à restauração monárquica, mesmo esses apelidos monarquistas à bairros e cidades brasileiras, são crimes contra a nossa Constituição. Que esse vereador vá procurar objetivamente o quê fazer pelo Rio de Janeiro.

    • Desde quinta reconhecer um bairro como imperial, mas que de fato é e nada pode se tirar disso, é ter anseio monárquico? Outra coisa: somos República devido a um golpe militar dado na calada da noite, sem a população saber, de um frouxo, que assim que assumiu a presidência teve como primeiro ato duplicar se vencimentos. Nossa República não é só flores, fica a dica

  7. Infelizmente santa cruz está p.cidadezinha d.baixada doque imperial.a desordem urbana é enorme, vans, moto taxi e muito mais. Sinais não respeitam, calçadas, ciclovias.e muito mais.

    • Santa Cruz, menor IDH da capital, excelente curral Eleitoral. Fazem de conta que prestam ajuda , quando é direito do cidadão. Caiado é um aproveitador , tem seus mancebos a serviço da desinformação, enganando os desavisados que não conhecem os seus direitos , isso sim é que é Democracia . O lema é , gosto de ser enganado.

  8. Olá! É justo que Santa Cruz seja reconhecido como um dos Bairros Imperiais. Mas na realidade Santa Cruz está uma desordem. No centro os camelôs tomaram conta das calçadas. Depois que o prefeito em 2016 construiu um Condomínio para moradores de rua da zona sul, eles vem para centro para ficar mendigando. Muita miséria. No trânsito cada um faz o quê quer. São motos que transitam onde só podem perdestes, principalmente os mototaxis. Nós os pedestres que temos que desviar para não sermos atropelados. Veículos transitando na contra mão. Parando na faixa de pedestres. Não respeitam a sinalização. No passado Santa Cruz já foi um lugar bonito, agora é uma desordem urbana. E ninguém faz nada, nem o subprefeito de Santa Cruz e nem o prefeito do Rio.

  9. Realmente há muita história escondida em Santa Cruz. Em Jesuítas há monumentos históricos esquecidos! Há construções antigas, casas lindas construídas no tempo do império que precisam ter tombadas.

  10. Espero que assim que Santa Cruz se tornar um bairro imperial, que retirem aquele terminal de BRT no centro do bairro e acabem com o constante engarrafamento.

  11. Nada contra Santa Cruz, porém o bairro de São Cristovam tinha mais razões pra ser um bairro Imperial até porque tem a residência dos imperadores e guarda uma história imensa, patrimônio educacional, histórico, turísticos dentre outros.

  12. Os comentários objetivos acima estão certíssimo. 1. Termina o anel viário onde liga av.brasil até o pingo dágua. 2. Remover os camelôs e coloca-los em um local mais adequado. 3. Transferir o BRT daquela localidade e fazer o calçadão(acredito ser bom). 4. Reformar na estação de trem. 5. Dizem que tinha um trem para Itaguaí (acredito que seria ótimo). 6. Resolver o problema moradores se rua ali no BRT. Galera, vamos melhorar essa lista e forma pauta para os responsáveis. Isto é só a ponta de um iceberg de problemas locais. Como ser bairro imperial se o básico não tem.

  13. Bom dia! A população que ali residem, não estão em pauta, e sim a grandeza histórica.
    Tem muita gente boa, e guerreira que residem ali, sofridos mais pessoas humildes e sensacionais.
    E sim poderiam olhar para Santa Cruz, pois a mesma é esquecia por seus vereadores, governantes.

  14. Poderia se chamar “terra sem lei”, de imperial só ficou o passado esquecido, infelizmente esses vereadores parecem que não ter o que fazer e aí ficam mudando nomes de ruas e praças, com certeza Santa Cruz do Matadouro como é conhecida precisa muito de infraestrutura e não de novos nomes

  15. Fica outra, a Rua Barão de Laguna, será mão dupla cruzando Teresa Cristina, Matriz p acessar Av Brasil, pq não incluem a 1a. via da Matriz a esquerda já saindo frente ao viaduto ? Contrário como prevê, vai embolar tudo junto com o BRT e piora + ainda ??

  16. Antes de se tornar um bairro imperial, o autor do projeto deveria visitar santa cruz, ruas esburacadas, desordem pública, descaso da super via, com os moradores do ramal, trem parador e levando quase duas horas até a central. Linha de ônibus, direto para o centro da cidade, so tarifa especial.

  17. Antes de se tornar um bairro imperial, o autor do projeto deveria visitar santa cruz, ruas esburacadas, desordem pública, descaso da super via, com os moradores do ramal, trem parador e levando quase duas horas até a central. Linha de ônibus, direto para o centro da cidade, so tarifa especial, é só visitar.

  18. BOM DIA!!
    Concordo plenamente com o Marcos. Fizeram um estrago na principal rua de Santa Cruz. Obra de quem????
    Aproveitando a oportunidade, gostaria que fizessem uma reportagem mostrando a Estação ferroviária de Santa Cruz, há mais de um ano que simplesmente fecharam a roleta de pedestre que dá saída para principal rua do bairro e facilita os cadeirantes. Isolaram uma pequena área na plataforma escrito obras. Isso há bem mais de um ano. Estou cansada de ver cadeirantes e idosos passando maior dificuldade. Mostrem isso por favor p ver se a Supervia toma providência.

  19. A transformação do centro de Santa Cruz, na rua Felipe Cardoso, em terminal rodoviário de BRT foi um autêntico crime urbanístico contra o bairro. Impressiona que os feitos do Eduardo Paes transitam entre o irresponsável, o desperdício e a inconsequência.

    • Excelente iniciativa do senhor Carlos Caiado , porém tudo pode se iniciar com o investimento na segurança e depois na organização onde o projeto Brt que iniciou falido, poderia ser retirado do Centro do bairro, trazendo a visibilidade do bairro em que o ptojeto quer contemplar. Sou morador há mais de 40 anos, vi a degradação do bairro, Lamentável. Tragam a superfície da mídia a importância histórica do bairro, que é de interesse do Brasil é não somente do bairro de Santa Cruz rj.

  20. Boa tarde e muito legal mas eu vejo que tanta coisa pra ser resolvido em santa cruz fico apesar? Ex : melhor as vias expressa a entrada e saída de Santa cruz. Melhorar o trânsito super engarrafado.uma desordem camelô horrível o centro de Santa cruz. Hospital Pedro 2. Seu eu pontuar não vai dar nem pra escrever.santa tá horrível!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui