Santa Cruz terá a maior fábrica de vacinas da América Latina

A unidade vai ocupar uma área de 580 mil metros quadrados e terá capacidade de produção de 120 milhões de frascos de vacinas e biofármacos por ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fecharam um acordo para a instalação do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde, no Distrito Industrial de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Será a maior fábrica de vacinas da América Latina.

A unidade vai ocupar uma área de 580 mil metros quadrados e terá capacidade de produção de 120 milhões de frascos de vacinas e biofármacos por ano. A expectativa é de que as obras gerem 5 mil empregos diretos. Previsto para estar pronto em 2023, o complexo será responsável por toda produção de vacinas da Fiocruz, inclusive a de Covid-19, quando esta for aprovada.

O compromisso foi fechado em uma reunião da diretoria da Codin e uma comitiva da Fiocruz, chefiada por Artur Couto, da diretoria do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). No encontro, foram acordados os termos da escritura definitiva que, posteriormente, será registrada em cartório.

“A construção dessa fábrica, resultado de uma parceria com o governo federal, consolida a tradição do estado do Rio de Janeiro no setor de biotecnologia e tem potencial para atrair investimentos e emprego”, afirmou o governador em exercício Cláudio Castro.

Advertisement

Para o presidente da Codin, Fábio Galvão, é um passo importante para o desenvolvimento industrial do estado do Rio de Janeiro.

“Onde há uma indústria hoje, haverá outras chegando num futuro próximo, porque essas operações envolvem toda uma cadeia de produtores de insumos e fornecedores de materiais. Vamos reindustrializar o estado, promovendo todo um ciclo virtuoso”, disse Galvão, que prevê ainda que o apoio ao projeto da Fiocruz gere 1.800 empregos da mais alta qualificação e, portanto, com bons salários a serem pagos.

A iniciativa, lançada em 2010, já passou por investimentos da ordem de R$ 1 bilhão do governo federal em terraplanagem, estaqueamentos de toda área, construções dos blocos e cintas e aquisição de equipamentos.

O complexo a ser construído terá nove prédios, englobando setores de processamento, embalagem, armazenamento de matéria-prima e produtos finais, controle e garantia da qualidade, e centrais de tratamento de resíduos e efluentes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Santa Cruz terá a maior fábrica de vacinas da América Latina
Advertisement

11 COMENTÁRIOS

  1. Uma ótima notícia pra população de Santa Cruz, que assim venha gerar mais empregos ao povo ,e se possível também criar um vacina pra esses políticos ladrões

  2. Sou nascido e criado por perto da zona industrial de Santa Cruz desde pequeno! Somos divididos pelo Rio que de um lado e os polos indústrias e do outro são casas. Aquela localidade e muito prejudicada com a poluição do meio ambiente e também os tramposporte públicos que não existe! Ruas mal acabadas mal iluminação e muito mais! Santa Cruz deveria ser vistos de uma outra forma pelos senhores políticos…
    Pois parecer que estamos esquecidos e abandonados. Transporte público muito ruim!

  3. Quem vê uma obra dessa e não conhece a zona industrial de santa cruz nem imagina o descaso da prefeitura para essa parte de santa cruz,do outro lado fica a casa da moeda do Brasil e o Detran de santa cruz se chove é só lama pq não tem asfalto quando tem sol ninguém aguenta de tanta poeira quem trabalha naquela área vive doente de alergia e pulmão uma vergonha senhor prefeito oq estão fazendo como dinheiro dos impostos pago pelas empresas q tem neste local?

  4. Tomara que o Senhor Ministro, Engenheiro Tarcísio Gomes de Freitas, esteja à frente deste projeto e não deixe que os tornozeleiros eletrônicos do Rio de Janeiro transformem obra tão importante em mais uma fonte de corrupção carioca e fluminense…

  5. Primogênito dos hospitais de campanhas. Tomara não ser mais um polo de corrupção, mas que seja sim, um polo a serviço da vida, pela saúde e a prevenção contra os vírus que ainda haverão de chegar. Um polo combativo e não instrumento da” naturalidade” de vírus políticos, quando então a ciência é colocada em segundo plano de salvação.

  6. Que bom ver a Codim atuando fortemente, executando com determinação as missões para que foi criada.
    Parabéns aos diretores e colaboradores pela determinação de elevar nosso estado.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui