Santa Teresa voltando aos trilhos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Santa Teresa

O tradicional bairro carioca, famoso por sua boêmia, gastronomia e força artística e cultural, depois de um certo tempo passando por alguns problemas, voltou a ser o que sempre foi. A Terra do Bondinho voltou aos trilhos.

A violência era o principal problema do bairro. Os altos relatos de assaltos nas ruas de Santa Teresa afastaram turistas, fizeram com que moradores ficassem retraídos e forçaram comerciantes a investir menos. Todavia, com a melhora em relação à segurança nas ruas do Rio e ações dos empresários locais, que passaram a promover muitos eventos na região, Santa vive nova fase.

santa teresa guia da semana Santa Teresa voltando aos trilhos
Foto: Guia da Semana

Por trás da reviravolta, estão os esforços da Associação dos Amigos e Empreendedores de Santa Teresa (AmeSanta), que reúne donos de 30 restaurantes e hotéis. Apesar de o grupo ter sido formado em 2010, foi somente em 2019 que as reuniões e as atividades aumentaram. Eles organizaram desde uma inédita festa de São João até uma feira gastronômica que encheu o Largo dos Guimarães.

“A Sérgio Castro Imóveis comprou o armazém São Joaquim, que fica no Largo do Guimarães, apostando na retomada do crescimento do bairro, que sempre foi boêmio e palco de festas, alegria, enfim, carioquice. A ideia é investir mesmo no bairro que está, de fato, voltando a ser o que era“, disse Claudio Castro diretor da Sérgio Castro Imóveis.

Advertisement

A Sérgio Castro Imóveis, inclusive, devido à retomada do crescimento de Santa Teresa e à procura de imóveis na região, tem intenção de abrir uma filial no bairro.

charme bairro santa tereza rj Santa Teresa voltando aos trilhos

Os empresários locais comprovam a boa fase. Donos e sócios de bares, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos comerciais notam que os negócios estão melhorando.

“Trabalho com o Gordon desde 2007, coordeno a parte de investimento aqui no Brasil. Especificamente em Santa Teresa, o Hotel está desde 2005 e as mudanças foram grandes recentemente. Teve a reforma do Bonde, a segurança que melhorou este ano e isso está fazendo as pessoas procurarem imóveis para locação no bairro. E outra coisa que tenho notado também é que pessoas do Rio de Janeiro mesmo estão vindo para Santa Teresa. O bairro está mais eclético, o transporte melhorou. Vejo muitos turistas de fora, gente do Rio e os moradores aqui, circulando pelas ruas, o que é ótimo. É um bairro tranquilo, atraente e superando esses problemas, com transporte e segurança, como vem acontecendo, as coisas estão se melhorando bastante. Para se ter ideia, na Quinta Rosa, no condomínio de 8 apartamentos, residencial, temos até lista de espera de pessoas querendo morar aqui no bairro”, disse Elena Oliveira, gerente do Gordon Lewis nas pousadas Quinta Rosa e Quinta Azul Residências, em Santa Teresa.

S.Bornstein bondinho Santa Teresa voltando aos trilhos
Bondinho é um dos ssímbolos do bairro

A boêmia, marca registrada do bairro, ganha bastante com esse contexto favorável. Além dos já famosos bares, muitas festas estão sendo realizadas em Santa Teresa. Entre elas, o Réveillon Carioca Raiz, organizado pelo perfil O que Fazer no Rio.

“Quando eu visitei a ‘Montmartre’ em Paris só conseguia enxergar Santa Teresa. É incrível como o bairro consegue ser tão artístico e tão rico em tantas coisas, como gastronomia, paisagem e cultura. Já escolhi o local duas vezes para celebrar minha festa de ano novo Carioca Raiz porque acho que é um dos bairros que mais possuem essa essência”, disse Natalia Alves, uma das sócias do O que Fazer no Rio.

Para quem mora no bairro, as coisas também dão claro indícios de melhora. Elisa Gonçalves, que reside em Santa Teresa há quase 10 anos, diz que sente que a situação está melhor em relação a tempos recentes.

“Teve uma época, não faz muito tempo, que as ruas ficavam quase vazias. Os restaurantes e bares, também. Mas tenho notado uma melhora, sim. Espero que continue ainda mais. Não só aqui, mas no Rio todo”, disse a psicológica.

De fato, a Terra do Bondinho voltou aos trilhos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Santa Teresa voltando aos trilhos
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Lamentável fazer uma matéria dessa totalmente comercial. Os moradores de Santa Tereza são assaltados diuturnamente. Turistas também. O projeto Segurança Presente não vem por não ter comerciante suficiente pra bancar a conta. Taí uma sugestão, Sr. Sérgio Castro. Banque do seu bolso. Antes que pague com a própria lingua. E cuidado pra não ser assaltado.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui