Santos Dumont terá embarque com reconhecimento facial em voos da Gol

Tecnologia permite check-in e embarque por biometria facial. Nova funcionalidade pode ser habilitada no aplicativo da Gol

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do Aeroporto Santos Dumont | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

A partir desta terça-feira (09/08), a companhia aérea Gol disponibiliza o embarque com reconhecimento facial aos passageiros em voos nacionais. O recurso já está em funcionamento no Santos Dumont, na região central do Rio, e no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Todo o fluxo é realizado pelo aplicativo da empresa.

A promessa da nova funcionalidade é garantir mais rapidez e segurança em todas as etapas da viagem, desde a chegada no aeroporto, para o check-in, passando pelo raio-X até o embarque na aeronave. Por meio da tecnologia, é dispensado o uso de documentos de identificação, evitando assim manuseios e eventuais riscos.

Oferecer aos passageiros uma funcionalidade como o Embarque com Reconhecimento Facial, que promove celeridade e mais Segurança em processos vitais como o check-in e o embarque, sobretudo em aeroportos supermovimentados como Congonhas e Santos Dumont, é um grande passo rumo à total digitalização dos serviços da aviação comercial”, afirma José Luiz Belixior Jr., diretor de Atendimento a Clientes da Gol.
 

Confira as regras e o passo a passo para utilizar o novo recurso

  1. O Embarque com Reconhecimento Facial é válido em voos nacionais que partem dos aeroportos de Congonhas (CGH) e Santos Dumont (SDU).
  2. Para utilizá-lo, o Cliente precisa ser maior de 18 anos e ter feito o cadastro prévio no sistema biométrico da Carteira Nacional de Habilitação (CNH digital) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – o título de eleitor.
  3. Todo o fluxo para habilitar a funcionalidade do embarque biométrico estará disponível apenas no app GOL (iOS e Android).
  4. Após o check-in online pelo app GOL, o passageiro receberá um aviso sobre a novidade, então é só clicar em “Agilizar Embarque”. Em seguida, vêm as instruções para a captura da biometria (local iluminado, fundo neutro, sem chapéu ou óculos escuros etc.)
  5. Lidas as recomendações, o passo seguinte é o consentimento com os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  6. É feita, então, a captura da biometria facial propriamente dita, e a foto passa por validação.
  7. E pronto! Com a aprovação da foto, o Cliente já pode acessar o seu cartão de embarque.

O Embarque com Reconhecimento Facial se torna realidade em dois grandes aeroportos nacionais por meio do serviço disponibilizado pela agência de tecnologia prestadora de serviços para o Governo, a Serpro, e será também oferecido a toda a tripulação da Companhia.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Santos Dumont terá embarque com reconhecimento facial em voos da Gol
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui