Santos Dumont terá embarque com reconhecimento facial em voos da Gol

Tecnologia permite check-in e embarque por biometria facial. Nova funcionalidade pode ser habilitada no aplicativo da Gol

Fachada do Aeroporto Santos Dumont | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

A partir desta terça-feira (09/08), a companhia aérea Gol disponibiliza o embarque com reconhecimento facial aos passageiros em voos nacionais. O recurso já está em funcionamento no Santos Dumont, na região central do Rio, e no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Todo o fluxo é realizado pelo aplicativo da empresa.

A promessa da nova funcionalidade é garantir mais rapidez e segurança em todas as etapas da viagem, desde a chegada no aeroporto, para o check-in, passando pelo raio-X até o embarque na aeronave. Por meio da tecnologia, é dispensado o uso de documentos de identificação, evitando assim manuseios e eventuais riscos.

Oferecer aos passageiros uma funcionalidade como o Embarque com Reconhecimento Facial, que promove celeridade e mais Segurança em processos vitais como o check-in e o embarque, sobretudo em aeroportos supermovimentados como Congonhas e Santos Dumont, é um grande passo rumo à total digitalização dos serviços da aviação comercial”, afirma José Luiz Belixior Jr., diretor de Atendimento a Clientes da Gol.
 

Confira as regras e o passo a passo para utilizar o novo recurso

  1. O Embarque com Reconhecimento Facial é válido em voos nacionais que partem dos aeroportos de Congonhas (CGH) e Santos Dumont (SDU).
  2. Para utilizá-lo, o Cliente precisa ser maior de 18 anos e ter feito o cadastro prévio no sistema biométrico da Carteira Nacional de Habilitação (CNH digital) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – o título de eleitor.
  3. Todo o fluxo para habilitar a funcionalidade do embarque biométrico estará disponível apenas no app GOL (iOS e Android).
  4. Após o check-in online pelo app GOL, o passageiro receberá um aviso sobre a novidade, então é só clicar em “Agilizar Embarque”. Em seguida, vêm as instruções para a captura da biometria (local iluminado, fundo neutro, sem chapéu ou óculos escuros etc.)
  5. Lidas as recomendações, o passo seguinte é o consentimento com os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  6. É feita, então, a captura da biometria facial propriamente dita, e a foto passa por validação.
  7. E pronto! Com a aprovação da foto, o Cliente já pode acessar o seu cartão de embarque.

O Embarque com Reconhecimento Facial se torna realidade em dois grandes aeroportos nacionais por meio do serviço disponibilizado pela agência de tecnologia prestadora de serviços para o Governo, a Serpro, e será também oferecido a toda a tripulação da Companhia.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui