Santuário Cristo Redentor lança Pedra Fundamental do Museu Cristo Redentor

A missa será presidida pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, no local onde será instalado o museu, no 4º andar do Centro de Visitantes Paineiras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta sexta-feira, 29 de julho, às 8h, será realizada a Santa Missa em homenagem à Princesa Isabel. E neste ano, a celebração termina com uma novidade: o lançamento da Pedra Fundamental do Museu Cristo Redentor, localizado no Centro de Visitantes Paineiras.

A missa será presidida pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, no local onde será instalado o museu, no 4º andar do Centro de Visitantes Paineiras. A celebração será abrilhantada pelo Coro da Princesa, coral oficial do Cristo Redentor que completa um ano de existência e vai apresentar a grande “Missa da Coroação”, de W. A. Mozart.

Os mais de 90 anos de história de um dos maiores patrimônios culturais do mundo e símbolo do Brasil estarão expostos em detalhes no Museu Cristo Redentor. Nele também estará retratado o patrimônio histórico digital, que foi construído desde o ano passado, a partir do Acervo Digital Colaborativo, que conta com documentos e imagens compartilhados por centenas de pessoas através da internet.

A organização de todo o acervo do museu será realizada pelo Núcleo de Acervo e Memória do Santuário Cristo Redentor. Assim como em 1931, quando diversas pessoas e instituições de todo o país se uniram para a construção do Monumento ao Cristo Redentor, agora o Museu Cristo Redentor também terá parceiros. A Mude, que tem 23 anos de experiência na concepção, construção e gestão de museus, espaços temáticos, eventos e exibições, e o Consórcio Paineiras Corcovado, que integra o Grupo Cataratas e atua na gestão e operação das experiências em parques e atrações turísticas no Brasil, terão a responsabilidade de elaborar o projeto. A Yapoli, empresa focada em centralização, gestão e distribuição de documentos e conteúdos digitais para corporações, é a responsável pela gestão do sistema de armazenamento do Acervo Digital Colaborativo.

Uma imagem ao verdadeiro “Redentor dos homens”

Esse foi o pedido da filha do imperador Dom Pedro II, diante da possibilidade de uma homenagem a ela no alto do Corcovado, após a assinatura da Lei Áurea. Em um mergulho na história brasileira, durante a celebração serão relembrados os feitos da vida da alteza carioca e a importância dela na história do Cristo Redentor.

Entre os pontos mais importantes, está a ideia de construção de um monumento a Jesus Cristo. Já nos tempos do Império, na época da assinatura da Lei Áurea, diante da possibilidade de homenagem com uma estátua que a representaria como “A redentora”, Princesa Isabel não aceitou o pedido, destacando que a homenagem deveria ser feita ao verdadeiro “Redentor dos homens”, com uma imagem ao Sagrado Coração de Jesus.

“Essa celebração será um marco na história do Santuário Cristo Redentor! O Museu Cristo Redentor é um legado da Festa dos 90 anos do Monumento e é a primeira ação da caminhada rumo ao Centenário. Neste dia histórico em que celebramos o aniversário daquela que foi a precursora da história do grande símbolo religioso do Brasil, abençoamos o início dessa obra grandiosa para a cultura e a fé do nosso país”, destaca Padre Omar.

Sobre a Mude 
A Mude – Museos S.A. tem uma história de 23 anos de experiência na concepção, construção e gestão de museus, espaços temáticos, eventos e exibições e cria ambientes inspiradores e experiências memoráveis. Múltiplos talentos, liberdade criativa e amplo conhecimento técnico são os pilares do trabalho, desde a ideia que origina um novo projeto até vê-lo pronto. A empresa não apenas concebe e implementa experiências museológicas de alto padrão e grande impacto, como tem vasta experiência na gestão desses empreendimentos e na comunicação com seus distintos públicos.
Para a Mude, o projeto de um novo Museu é a melhor combinação entre a experiência presencial dos visitantes; a expansão desta experiência e dos seus conteúdos no ambiente digital; e a interação com audiências ampliadas nos canais de social media. A operação da empresa no Brasil foi iniciada em 2018, com os contratos para a construção e operação dos Museus Flamengo e Botafogo, que juntos somam 35 milhões de reais em investimento, sendo 80% deste valor proveniente de patrocínios. A MUDE tem bases no Rio de Janeiro, em Buenos Aires, São Paulo e Lisboa. Em duas décadas de atuação, foram realizados dezoito Museus em seis países e eventos para centenas de milhares de pessoas. “Celebrar com a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro e com o Grupo Cataratas a formação de um grupo comprometido em entregar ao Rio, e aos fiéis de todo o mundo, um Museu verdadeiramente à altura do Santuário Cristo Redentor, é ao mesmo tempo um imenso orgulho e uma grande responsabilidade. Temos plena confiança de que o resultado dessa iniciativa será um empreendimento que encantará a todos e que muito nos honra em participar”, afirma o CEO Mude Brasil, Marcelo Fernandes. “Estamos diante de um imenso desafio e isto nos motiva muito. Estar aos pés do Cristo Redentor, enxergar toda a beleza da cidade, já é uma experiência inigualável. Nossa missão é conceber um ambiente que acrescente aos visitantes do Cristo Redentor uma nova emoção. Um espaço que combine fé, natureza e humanidade; que seja um lugar de encantamento, mas também de reflexão”, conclui o Fundador da Mude S.A., Daniel Gazzo.

Sobre Paineiras Corcovado 
A Paineiras Corcovado é a concessionária responsável pelo serviço de vans oficiais de acesso ao monumento e gestão do Centro de Visitantes Paineiras, o principal portal de acesso ao Cristo Redentor, com bilheteria para venda de ingressos, lanchonete, loja de souvenir, exposição interativa sobre a história da Floresta da Tijuca e um incrível mirante com vista da cidade.
Todos os anos, mais de 1 milhão de pessoas são levadas ao monumento pela Paineiras Corcovado, o único transporte oficial de vans do Parque Nacional da Tijuca.
Paineiras Corcovado integra o Grupo Cataratas, a maior concessionária de turismo do Brasil, responsável pela gestão e operação das experiências em parques e atrativos turísticos pelo país.

SERVIÇO: 
Santa Missa em homenagem à Princesa Isabel e Lançamento da Pedra Fundamental do Museu Cristo Redentor 
Data: 29 de julho de 2022
Horário: 8h
Local: 4º andar do Centro de Visitantes Paineiras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Santuário Cristo Redentor lança Pedra Fundamental do Museu Cristo Redentor

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui