São Paulo desiste de sediar o Pan de 2031 e apoia candidatura Rio-Niterói

Decisão abre caminho para a candidatura conjunta das cidades fluminenses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Andre Cyriaco/Divulgação

A cidade de São Paulo anunciou na noite desta quinta-feira (16) a desistência de sua candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. Em comunicado oficial, a prefeitura informou que a decisão foi tomada em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo e as prefeituras do Rio de Janeiro e Niterói.

A desistência de São Paulo fortalece a candidatura conjunta Rio-Niterói, que entregou seu dossiê ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta quinta-feira. O COB escolherá o representante brasileiro na disputa em assembleia no dia 29 de janeiro.

Experiência do Rio em grandes eventos pesou na decisão

A prefeitura de São Paulo justificou a desistência citando a experiência do Rio de Janeiro na organização de grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos de 2016. A infraestrutura existente nas duas cidades fluminenses também foi um fator determinante para a decisão.

Rio-Niterói na disputa pela sede do Pan 2031

Com a saída de São Paulo, a candidatura Rio-Niterói se consolida como a representante brasileira na disputa pela sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. A decisão final caberá à Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), que anunciará a cidade sede em agosto. Além de Rio-Niterói, apenas a capital do Paraguai, Assunção, está na disputa até o momento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu pergunto o seguinte: para que queremos sediar o Pan 2031? O Rio de Janeiro, que, não tenham dúvidas, sediará a grande maioria dos eventos desse Pan, já que Niterói praticamente não tem infraestrutura desportiva, já sediou o Pan 2007 e, muito mais importante que isso, sediou os Jogos Olímpicos 2016. Pan-americano não traz assim tantos turistas, nem tem a visibilidade dos Jogos Olímpicos. Então, para que esse Pan 2031? O que vai ocorrer até lá com o Parque Olímpico, que, pelo que eu sei, só dá prejuízo à Prefeitura? Vai ser mantido? Quem paga a conta? Não havia um projeto de construir um parque temático, o Imagine? Desistiram dele? Tudo muito confuso e mal explicado.

  2. Já está na mão! Disputando com Assunção, é óbvio que vem pro Brasil. Do contrário, ninguém vai ver os Jogos Panamericanos, como sempre acontece, infelizmente. Rio de Janeiro é sinônimo de audiência.

    Que Niterói faça bons investimentos na cidade e aproveite essa bonança de royalties que virá nos próximos anos! Tem que estruturar a cidade bem porque, na década de 2030, Maricá já será fracasso, São Gonçalo será um favelão, o Rio talvez esteja imerso em mais uma crise de segurança e Niterói será o “refúgio”, junto ao Centro do Rio (que em breve será privatizado, anotem!).

  3. Quintino deve ter escrito essa noticia com tristeza. Ainda ontem tava descendo lenha no Turismo do RJ e sempre que pode, faz elogios a SP e ao Tarcísio.

    Grande dia!

  4. Que maravilha! Gostei!
    Agora, tem que fazer o que foi mencionado, né?
    Metrô linha 3, Melhorias no modal das BARCAS em toda sua linha e frota.

    Poderia retornar a lancha FLEXA CARIOCA e o CATAMARÃ, que deixou saudades, mas nunca é tarde para voltar à tona.

    • Você deve estar sonhando. Jogos Pan-americanos não têm apelo suficiente para tirar do papel uma linha de metrô. Além disso, dificilmente haveria tempo para a construção de uma linha de metrô tão extensa. Vamos lembrar que o metrô é obra estadual, e, pelo que eu sei, a iniciativa do Pan 2031 é das duas prefeituras. No Pan 2007, nenhuma obra de infraestrutura urbana foi feita no Rio de Janeiro, nem mesmo uma alça de acesso do Engenhão para a Linha Amarela.

  5. São Paulo fez o mesmo com o Pan2007 e na Rio2016. Olhou para a sua estrutura e seus cidadãos, enquanto o Rio quis fazer vitrine sem medir custos, que pagamos até hoje.

    Como estão as 2 cidades hoje? É só comparar.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui