A rivalidade sadia entre Rio de Janeiro e São Paulo acaba de ganhar mais um capítulo com a construção daquela que promete ser a maior roda gigante da América Latina na terra da garoa, com inauguração prevista até junho de 2022.
A empresa São Paulo Big Wheel (SPBW) iniciou a montagem da atração, que terá 91m de altura e será unida por estais, como a ponte Estaiada, cartão postal da cidade. Nomeada de “Roda São Paulo”, ela ficará localizada no Parque Cândido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos com uma área de 4,5 mil metros quadrados.
A Roda de São Paulo também ultrapassará as demais do exterior, como Toronto, Paris e Chicago. O título de de maior roda gigante do mundo pertence à Ain Dubai (250 metros de altura), inaugurada em setembro do ano passado.
Já a nossa Rio Star, que ainda detém o título de maior roda gigante da América Latina, fica localizada na revitalizada região do Porto Maravilha, no Centro do Rio. Com seus imponentes 88 metros de altura e 54 cabines, a atração foi inaugurada em 2019 e, desde então, se transformou em um dos principais pontos turísticos da capital fluminense.
Qual é a novidade? O mito cria, o lixo copia.
São Paulo sendo São Paulo. Esse tipo de situação me lembra muito o Dória.
Sugiro ao caipiras que também construam um Pão de Açúcar feito de cimento: mas com 3 metros a mais de altura!. Lendo os livros de Olavo Bilac, João do Rio (Paulo Barreto) etc. etc… Notamos que eles sempre foram este povinho invejoso e escroto: possuem um problema patológico, herança de quase 200 anos em que TUDO era aqui no Rio: política, economia e cultura. Isto deixo neles uma personalidade recalcada, logo, precisam compensar. Como já disse: é patológico!…
Deixa desbancar! Essa coisa de “maior do mundo”, “maior da america latina” é uma coisa muito brega pra se estufar o peito pra falar. Se São Paulo quer fracassar neste tipo de negócio – assim como o Rio de Janeiro fracassou na roda gigante (que eu duvido que esteja se pagando…), fique à vontade! As siderúrgicas e os fornecedores agradecem.
A roda gigante do Rio é absurdamente mal localizada…
Fica numa posição que não tem vista para cartão postal algum. Fui uma vez e não recomendo a ninguém.
Só se vê a Baía de Guanabara num algulo péssimo e o morro no outro…
Melhor seria se fosse construída em outra região, mesmo no Centro, próximo ao aeroporto Santos Dumont e da saída do Aterro, ou na Praça XV.