Saúde: Alerta às alterações neurológicas causadas pela deficiência de vitamina b12

Clínica Higashi. Consultório do Dr. Rafael Higashi. Real Medical Center, na Rua Real Grandeza. Abril de 2015. Fotos de Fabio Rossi

Dr. Rawlson de Thuin – cirurgião plástico, editor de saúde do Diário do Rio, entrevista o nutrólogo e neurologista Dr. Rafael Higashi, diretor médico da Clínica Higashi, sobre as possíveis alterações neurológicas recorrentes da deficiência de vitamina b12.

Dr. Rawlson: Além da anemia, a deficiência de vitamina b12 pode causar outras alterações?
Dr. Higashi: Sim. A deficiência de vitamina a b12 pode causar, principalmente, alterações neurológicas que  podem ser reversíveis quando tratadas precocemente e irreversíveis quando o diagnóstico é tardio.

<

Dr. Rawlson: Por que isso ocorre?
Dr. Higashi: A vitamina b12 é necessária para manter intacta a mielina, que é como fosse uma camada protetora dos neurônios, quando estas são danificadas, os nervos e os neurônios podem ficar sem proteção e serem danificados.

Dr. Rawlson: Quais as alterações neurológicas que ocorrem pela deficiência de vitamina b12?
Dr. Higashi: A alteração neurológica mais conhecida da deficiência de b12 é a alteração no estado mental, com sintomas como perda de memória, depressão e até mesmo alucinações visuais e auditivas. A segunda mais comum é a nível dos nervos periféricos, o paciente começa a sentir dormência e dor nos pés e nas mãos, como tivesse colocado as mãos e os pés no fogo, erradamente, muitos utilizam remédios como analgésicos para aliviar o incomodo, mas estes não aliviam e a terceira alteração neurológica, que é a mais temida, é a degeneração progressiva da medula espinhal; como as fibras nervosas da medula são danificadas pela falta da mielina, os movimentos e sensibilidade do nosso corpo ficam prejudicados, o paciente sente fraqueza e dificuldade para andar e a falta de sensibilidade dos membros inferiores o levam também ao desequilíbrio que podem ocasionar em quedas.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito importante essa informação.Há algum tempo tomei um susto ao saber disso pela minha hematologista e desde de então venho tratando a deficiência em B12.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here