Saúde: Equilíbrio Mente & Corpo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Segundo o Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar do Kurotel, em Gramado, classifica em cinco estratégias para controle das emoções

  • Ansiedade: relaxar (massagem, banhos de banheira de   hidromassagem, yôga, meditação, contemplar a natureza)
  • Triste: conversar, pintar, escrever
  • Raiva: caminhar, correr, escrever, rasgar e colocar fora
  • Sede: água
  • Dar a resposta adequada ao que o corpo está pedindo

As emoções são combustíveis para a vida, quanto maior a habilidade para viver as emoções, maior a capacidade emocional. 

As emoções se tornam problemas, quando são sintomas; para ser sintoma tem que ter: intensidade, freqüência e duração. Uma tarde triste faz parte da vida, duas semanas triste persistentemente pode ser um sintoma depressivo.

O problema é que muitas vezes, as pessoas bebem, fumam ou comem as emoções; muitas dificuldades relacionadas ao peso, tem a ver com comer as emoções. Se afaste da comida quando perceber estar sentindo uma emoção mais intensa, respire, tome água, equilibre seu organismo, caminhe, converse com alguém, tente entender o que está sentindo, para que dessa forma você não coma a emoção, e possa elaborar de maneira saudável, sem trazer prejuízo para si.

Advertisement

Toda vez que for pensar em comer algo; se questione: há quanto tempo fez a última refeição: se fizer menos de três horas da última refeição, se afaste da comida, perguntando para si: fome de que você tem?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Saúde: Equilíbrio Mente & Corpo
É cirurgião plástico,  Mestre em Cirurgia pela UNIRIO; Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Professor do Instituto Carlos Chagas, UNIRIO e Univ. Santa Úrsula; Membro da Associação dos Ex-Alunos do Prof. Ivo Pitanguy. CRM: 5238044-3
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui