Saúde: Tumores Cutâneos, conheça os tipos mais frequentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Câncer de Pele é o tipo mais frequente de tumores malignos registrado no Brasil, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença é mais comum em indivíduos com mais de 40 anos, de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou que apresentam outros transtornos dermatológicos.

Este tipo de câncer pode apresentar neoplasias diferentes (proliferação celular que resulta em tumor benigno ou maligno). Os mais frequentes são:

-Carcinoma Basocelular (ou de células basais), que de acordo com o Inca é responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele;
-Carcinoma Epidermóide (ou de células escamosas) em 25% dos casos;
-Melanoma, detectado em 4% dos pacientes.

Felizmente o carcinoma basocelular, é o mais frequente, é também o menos agressivo.

Advertisement

O Carcinoma Basocelular é diagnosticado através de uma lesão (ferida ou nódulo) de evolução lenta. O Carcinoma Epidermóide também surge por meio de uma ferida, porém, que evolui rapidamente e vem acompanhada de secreção e de coceira. Em ambos os casos, a cirurgia é o tratamento mais indicado. Porém, dependendo da extensão, o Carcinoma Basocelular também pode ser tratado através de medicamento tópico ou radioterapia.

Já o Melanoma, é o tipo mais agressivo devido à sua alta possibilidade de metástase e letalidade elevada. Ele pode surgir a partir da pele normal ou de uma lesão pigmentada. A manifestação da doença na pele normal se dá a partir do aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação. A cirurgia é o tratamento mais indicado, entretanto, a rádio e a quimioterapia também podem ser utilizadas dependendo do estágio do câncer.

Lembramos que a previsão é o melhor tratamento!

  • Evite Sol em excesso, principalmente entre 10 e 16 horas.
  • Evite câmaras de bronzeamento artificial;
  • Use protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) no mínimo 15;
  • Reaplique o protetor a cada 2-3h – até mesmo aqueles que são “à prova d’água”.

No caso de aparecimento de manchas ou feridas na pele, procure um Cirurgião Plástico, quando detectado precocemente, o câncer de pele apresenta altos percentuais de cura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Saúde: Tumores Cutâneos, conheça os tipos mais frequentes
É cirurgião plástico,  Mestre em Cirurgia pela UNIRIO; Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Professor do Instituto Carlos Chagas, UNIRIO e Univ. Santa Úrsula; Membro da Associação dos Ex-Alunos do Prof. Ivo Pitanguy. CRM: 5238044-3
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui