Se Crivella sair antes de 2020, terá eleições diretas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Má notícia para o presidente da Câmara, Vereador Jorge Felippe (MDB), caso o Bispo Marcelo Crivella (PRB/IURD) desistir de brincar de Prefeito, ou se for impeachmado como se é esperado, afinal, a Crivella só resta o impeachment ou a renúncia. É que, diferente do que acontece quando um Presidente tem de abandonar o cargo, e na falta de um vice há menos de 24 meses do fim de seu mandato, é feita uma eleição indireta, o mesmo não ocorre para Prefeito.

O Art. 104 da Lei Orgânica do Rio de Janeiro, prevê que só ocorrerá eleição indireta caso seja nos últimos 12 meses. Veja:

Art. 104 – Vagando os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.
§ 1º – Ocorrendo vacância nos últimos doze meses do mandato, a eleição
será realizada trinta dias depois da última vaga, pela Câmara Municipal, na forma da legislação.
§ 2º – Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o mandato de
seus antecessores

Dificilmente o processo de fritura de Crivella duraria tanto, se chegar até 2019, ele conclui o mandato. Se realmente ocorrer o processo de impeachment, começando nessa semana, ou no fim do recesso, em agosto, ele deve durar 90 dias. Aí ele acontece durante o processo eleitoral, e acabaria em outubro, novembro, ou antes.

Advertisement

Nesse caso, podemos esperar uma eleição para Prefeito do Rio nas portas do Carnaval, entre janeiro e fevereiro. E uma particularidade interessante, os vereadores poderão se candidatar sem perder o mandato, sem contar os deputados eleitos e mesmo aqueles que perderam para governador em outubro. Mas isso é assunto para outro texto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Se Crivella sair antes de 2020, terá eleições diretas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui