Sebrae inaugura nova sede em edifício histórico no Centro do Rio 

O prédio erguido em 1941 ajudará a Sebrae a ampliar a oferta de ações aos pequenos negócios, com total acessibilidade e infraestrutura, onde serão realizados, palestras, cursos, oficinas, seminários, entre outras atividades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Google

Erguido em 1941, a partir do trabalho do renomado escritório de arquitetura dos irmãos Roberto e considerado uma joia do modernismo nacional, o prédio que hoje abriga o Instituto Brasileiro de Resseguros (IRB), no Centro do Rio, será a nova sede do Sebrae Rio, a partir desta quarta-feira, (05/10).

Localizado na Avenida Marechal Câmara, número 171, o edifício conta com cobertura com jardins projetados por Burle Marx e sete painéis em mosaico de Paulo Werneck. O prédio, comprado com recursos próprios pelo Sebrae Rio, foi adquirido com toda a mobília e as instalações novas. Em julho, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou o aviso de tombamento definitivo do prédio no Diário Oficial da União

Com o novo prédio, o Sebrae Rio poderá ampliar a oferta de ações aos pequenos negócios, com total acessibilidade e infraestrutura, onde serão realizados, palestras, cursos, oficinas, seminários, rodadas de negócios, sessão de negócios, pequenas feiras e outras dinâmicas que promovam o encontro e a troca e oportunidades de negócios entre os empreendedores do estado.

A mudança será gradativa e começa em outubro, quando o Sebrae ocupará cinco dos 11 andares do edifício, incluindo um auditório com capacidade para 150 pessoas. Até o fim do ano, o local será ocupado totalmente pela instituição. Enquanto isso, o prédio será compartilhado com o Instituto Brasileiro de Resseguros (IRB). A previsão é de que no início de 2023 a transferência seja concluída.

Advertisement

Nos últimos quatro anos, entre 2018 e 2021, o Sebrae Rio realizou mais de 3 milhões de atendimentos. Até setembro desse ano, mais de 417,7 mil empreendedores e quem tem interesse em abrir um negócio já foram atendidos pela instituição. Além da sede, o Sebrae Rio conta com 14 escritórios regionais, distribuídos pelo Estado do Rio, que podem atender os mais de 1,6 milhão de pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro, sendo 1,2 milhão de microempreendedores individuais, 392 mil microempresas e 80 mil empresas de pequeno porte.

O setor de Serviços é responsável por 48,32% dessas empresas, na sequência vem o Comércio com 25,84%, seguido pela Indústria com 17,28%, Economia Criativa – com 4,67%, Turismo com 3,65% e agropecuária com 0,24%. 

“Esse ano, o Sebrae completa 50 anos e a nova sede vai transformar esse período em uma oportunidade para reforçar a relevância dos pequenos negócios no desenvolvimento socioeconômico do estado e do país, que tem uma representação histórica, sempre com impacto positivo na geração de trabalho, emprego e renda. Boa parte dos pequenos negócios instalados no Centro do Rio tem modelos que dependem essencialmente da circulação de pessoas ou de sua permanência nos equipamentos corporativos. Nós pretendemos concentrar outras atividades no local, entre elas a Escola de Negócios e a unidade de atendimento, além de criar ambiente voltado à inovação para receber startups em regime semelhante aos espaços de coworking” explica Antonio Queiroz, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp <strong>Sebrae inaugura nova sede em edifício histórico no Centro do Rio </strong>
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui