O Sebrae Rio está com inscrições abertas até o dia 2 de outubro para o programa Agentes de Inovação e Orientadores, que selecionará 460 profissionais, entre vagas diretas e para cadastro reserva. São 91 vagas imediatas e 369 destinadas ao banco de cadastro. Os selecionados terão direito a uma bolsa de extensão tecnológica que varia entre R$ 5 mil e R$ 6,5 mil, com duração de até 30 meses. O trabalho poderá ser realizado de forma presencial ou online, de acordo com cada área.
As inscrições podem ser feitas no site da Fapetec (www.fapetec.org), onde os candidatos devem acessar o processo seletivo SEBRAE/RJ – ALI 01/2024 e seguir as instruções para consulta ao edital.
Daniel Guimarães, coordenador de Inovação e Consultoria do Sebrae Rio, destaca a importância do programa: “Os agentes recebem capacitação específica para o exercício da função, sendo uma oportunidade para quem está começando a carreira ou deseja ampliar suas expertises. O foco do trabalho é o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, que representam mais de 1,6 milhão de empresas no Rio e são responsáveis por 27% do PIB do estado”.
Áreas de atuação
Os agentes selecionados serão distribuídos em diversas áreas:
- Rural: 25 agentes, 2 orientadores e 81 no cadastro reserva;
- Educação Empreendedora: 25 agentes, 2 orientadores e 81 no cadastro reserva;
- Ecossistemas: 3 agentes e 24 no cadastro reserva;
- Indicação Geográfica: 1 agente e 3 no cadastro reserva;
- Produtividade: 33 agentes, 3 orientadores e 108 no cadastro reserva.
Requisitos para bolsas
- Modalidade Rural: Formação universitária completa em qualquer área, com experiência de pelo menos seis meses em propriedade rural ou agroindústrias.
- Educação Empreendedora: Formação em áreas como Gestão, Administração, Engenharias, Pedagogia ou Comunicação, com experiência mínima de seis meses em atividades relacionadas à educação ou inovação no campo educacional.
- Ecossistemas: Graduação em qualquer área, com experiência mínima de seis meses em projetos de inovação ou ecossistemas de inovação.
- Indicação Geográfica: Formação superior em qualquer área, com experiência em inovação, gestão ou governança de coletividades.
- Produtividade: Graduação em qualquer área, com experiência de seis meses em administração, marketing, empreendedorismo, finanças ou negócios industriais.
Requisitos para orientadores
Para concorrer às vagas de Orientador nas áreas de Produtividade, Rural e Educação, o candidato deve ter pós-graduação e atender aos critérios especificados no edital.
Essa é uma grande oportunidade para quem busca atuar em projetos de inovação, com foco no desenvolvimento econômico e sustentável das pequenas empresas no estado do Rio de Janeiro.