Sebrae Rio aponta que região Sudeste concentra mais de 9 milhões de empresas ativas

Apenas no 1º trimestre de 2022 foram abertas mais de 1 milhão de pequenos negócios no Sudeste, o que revela que a região deve ser incentivada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Região Sudeste concentra grande atividade de micro e pequenas empresas, segundo Sebrae Rio / Reprodução: Internet

Um levantamento realizado pelo Sebrae Rio mostrou que 51% dos pequenos negócios estão concentrados na região Sudeste, o que perfaz 9,2 milhões de empresas ativas na região. Segundo o estudo, somadas as demais regiões chega a 49% o total das empresas do Brasil. A região Sul concentra 19% das empresas; a Nordeste 17% delas; e as regiões Centro-Oeste e Norte, concentram apenas, 9% e 5% de tais instituições respectivamente.

Os resultados da pesquisa serão apresentados na reunião da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais – Sudeste (Abase), que reúne todos os Sebraes do Brasil para promover novas estratégias de crescimento e consolidação das micro e pequenas empresas.

O diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, explicou que apenas no primeiro trimestre de 2022 foram abertas mais de 1 milhão de pequenos negócios no Sudeste. Isso significa que a região é muito importante para o país e, por isso, deve ser incentivada e valorizada.

“No ano passado, 48% das empresas criadas no país foram da Região Sudeste. Apenas no primeiro trimestre desse ano, 1,2 milhão dos pequenos negócios foram abertos na região. A nossa missão é que os empresários tenham maturidade dentro das suas empresas. Cinquenta e dois por cento das empresas com mais de 3,5 anos estão por aqui. É uma região importante para a economia do país. Esse encontro permite levar as aspirações, projetos e questões que possam melhorar a atuação de cada um desses estados participantes. Tudo em benefício dos pequenos negócios do nosso país”, enfatiza o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga.

Advertisement

No total, a Região Sudeste concentra 52% ou 5,6 milhões dos microempreendedores individuais do país. A região concentra também 48% das micro e pequenas empresas do Brasil ou 3,5 milhões instituições deste tipo. Entre 2010 e 2019, o PIB do Sudeste registrou um crescimento de 80%, sendo que, atualmente, ele é responsável por 53% da participação do PIB brasileiro.

No ano passado, foram gerados no Sudeste mais de 980 mil empregos ou 46% das vagas com carteira assinadas em micro e pequenas empresas. O Brasil registrou no quarto trimestre de 2021, um recuo de 11,2% da taxa de desemprego. Esse resultado estava abaixo do apresentado no primeiro trimestre do mesmo ano, quando antingiu 14,9%.

Já no Sudeste, depois de atingir 15,7% no terceiro trimestre de 2020, a taxa de desemprego caiu para 11,2% no quarto trimestre de 2021.

Pequenos negócios por região no Rio

Rio de Janeiro – 45,9%

Baixada – 16,7%

Leste Fluminense – 10,8%

Região dos Lagos – 5,5%

Médio Paraíba – 5,2%

Serrana – 5%

Norte Fluminense – 4,4%

Centro Sul – 2,5%

Costa Verde – 2%

Noroeste Fluminense – 1,9%

Pequenos negócios por atividades no Rio

Serviços – 51,6%

Comércio – 34,6%

Indústria – 7,9%

Construção civil – 4,3%

Agro – 1,6%

Com informações do jornal O DIA.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sebrae Rio aponta que região Sudeste concentra mais de 9 milhões de empresas ativas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui