Sebrae-RJ inicia programa gratuito de capacitação de micros e pequenas empresas

O projeto pretende auxiliar 3,3 empresas dos setores de comércio e serviços

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Movimentação no comércio popular da Saara, no Centro do Rio (Foto: Dikran Junior)

O Sebrae-RJ criou um programa gratuito para capacitar micros e pequenas empresários do estado do Rio de Janeiro, coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da ABDI e execução pelo SENAI e o próprio Sebrae. Ao todo, 3,0 mil empresas serão contempladas. O “Programa Brasil Mais”, tem como objetivo fomentar e aprimorar a gestão dos negócios, até o fim de 2022.

O benefício será poderá ser usado por empresas dos setores de comércio e serviços, que oferecerá consultorias 100% gratuitas presenciais e online. Com a crise provocada pela pandemia, as micro e pequenas empresas precisaram se reinventar. Em recente pesquisa do Sebrae, 46% dos empreendedores do estado do RJ disseram que investiram em inovação para driblar a crise.

O empreendedor foi buscando caminhos para sobreviver a um período tão complicado, mas inovar sem planejamento, pode ser fatal para o negócio. O estado do RJ conta, atualmente, com quase 482 mil pequenos negócios voltados para os setores de comércio e serviços.

É o caso do empresário Fernando Mendes, que é dono do Bar Caiçara, na Ilha da Gigoia. Ele resolveu empreender, em 2011, em parceria com a sua mulher Tathiana Pomo. Eles já participaram de programas similares do Sebrae e consideram que as lições aprendidas foram fundamentais para passar pela crise do coronavírus.

Advertisement

 “A participação no projeto ajudou a desenvolver uma saúde financeira. Durante a crise, não demitimos ninguém. Colocamos os funcionários de férias e participamos de programas estabelecidos pelo governo. Apesar do adiamento de alguns sonhos, todos os nossos fornecedores foram pagos”, explicou, Fernando.

O empreendedor Márcio de Castro, explica que a experiência de participar de capacitações também foi positiva e ampliou as possibilidades do Espaço Clean Pilates.

“O acompanhamento in loco do agente de inovação foi primordial para o desenvolvimento da empresa. O empresário precisa ouvir atentamente o que é passado e fazer a lição de casa todo dia. Após passar pelo programa, aprendi a ter uma visão ampla e diferenciada em todos os aspectos da empresa, seja na parte financeira, da expectativa do cliente ou no aprimoramento constante do serviço”.

Para o pequeno negócio, a palavra inovação assusta. Muitos empreendedores acreditam que o investimento é muito alto, mas uma mudança pode ser o ponto de partida para a virada da empresa. Mariângela Rosseto, coordenadora do Comércio e Serviços do Sebrae Rio, destaca o que precisa ser observado pelos micros e pequenos empresários.

“A crise do coronavírus teve impacto na economia. O comportamento do cliente mudou ao longo do ano passado. As micro e pequenas empresas que perceberam essa transformação viram novas possibilidades de negócios. O programa Brasil Mais vai contribuir para o desenvolvimento das empresas. O empreendedor precisa estar atento às nossas orientações para atingir resultados rápidos, de baixo custo e de alto impacto”.

No Rio de Janeiro, o projeto terá início no mês de março. O empreendedor deve acessar o site, preencher um autodiagnóstico para que as empresas tenham um primeiro contato com as melhores práticas gerenciais e de mercado. Após essa etapa, o agente de inovação fará uma análise da empresa para entender o grau de maturidade e gestão.

Com o apoio do empreendedor, o agente criará um plano de ação com soluções oferecidas pelo Sebrae na área de consultoria gerencial e de gestão e inovação. O programa terá duração de 4 meses e a meta é elevar a produtividade das empresas, por meio do aumento do faturamento e da redução de custo.

As inscrições e participação no “Programa Brasil Mais” são gratuitas e realizadas apenas pela internet no link.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sebrae-RJ inicia programa gratuito de capacitação de micros e pequenas empresas
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui