Secretaria Agricultura capacita professores para Educação Sanitária nas Escolas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Secretaria de Agricultura realizou, na manhã des terça-feira (10/03), a primeira capacitação de professores da rede pública dentro do Projeto de Educação Sanitária nas Escolas Rurais. Ministrada pela Superintendência de Defesa Agropecuária, os professores de 12 escolas rurais dos municípios de Angra dos Reis, Duas Barras e São Francisco de Itabapoana receberam informações sobre diversos temas, entre eles, o uso correto de agrotóxicos e manejo e destino das embalagens destes produtos. Durante o curso, os professores receberam o kit com as cartilhas educativas, que será utilizado durante o ano letivo com alunos do ensino fundamental.


Os professores que participaram da capacitação aprovaram a iniciativa da Secretaria de Agricultura.

Esse projeto é superinteressante tendo em vista que o município de Duas Barras é pequeno, mas com uma área rural muito grande e também com muita criação de gado. Acho fundamental levar esses temas para as nossas escolas, porque os alunos vivem isso no dia a dia e, ao fim do ano letivo, vai ser enriquecedor – disse Juliana Oliveira, professora do município de Duas Barras.

Carlos Cruz, professor de São Francisco de Itabapoana, também participou da capacitação e achou fundamental para as escolas rurais.

Vai ser muito enriquecedor os alunos terem esse aprendizado no cotidiano. A expectativa é poder trabalhar os temas com os alunos e fazer com que eles difundam fora da escola.

Advertisement

O projeto é realizado também por intermédio dos 27 Núcleos de Defesa Agropecuária distribuídos no Estado, através da aplicação de material educativo sobre os temas: febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, teníase, agrotóxicos e destino das embalagens, esclarecendo os principais aspectos socioeconômicos das doenças, seus sinais clínicos, transmissão, riscos, manejo na vacinação dos animais, prejuízos e prevenção; higidez dos alimentos e a importância do uso correto dos agrotóxicos e destino das embalagens em prol do meio ambiente e da saúde coletiva.

Segundo a Coordenadora de Educação Sanitária, Rosa Maria Antunes, os professores saíram bem satisfeitos da capacitação.

Aprenderam sobre febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, teníase, agrotóxicos e destino de embalagens. Foi um dia muito proveitoso, com grandes trocas de experiências. Os alunos serão os grandes beneficiados – concluiu Rosa Maria.

Após a capacitação, os professores passam a inserir os temas nas salas de aula e, no fim do ano letivo, tanto alunos quanto professores, além de recebem um certificado da secretaria, concorrem a prêmios para os melhores trabalhos realizados.

De acordo com o Secretário Marcelo Queiroz, um dos objetivos do projeto é criar multiplicadores dos temas abordados.

Queremos que o aluno leve o que aprendeu em sala de aula aos seus familiares, difundindo noções de saúde coletiva através do estímulo à leitura. Além de despertar o interesse dos jovens pela permanência no campo – explicou o secretário.

As inscrições estão abertas até o dia 15 do mês de março. A sede da Coordenadoria de Educação Sanitária fica localizada na Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói – RJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria Agricultura capacita professores para Educação Sanitária nas Escolas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui