Foto: Luis Alvarenga/MovInfocoPress

Neste sábado (18/09), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento lançou a campanha Pescador Consciente. O lançamento ocorreu durante o CleanUp Day, na Praia de Copacabana, onde aconteceu uma ação em defesa do meio ambiente.

O objetivo da campanha é alertar sobre os cuidados com o ecossistema e destacar a importância dos profissionais que trabalham com a pesca. A iniciativa faz parte do Programa de Mobilização Socioambiental das Colônias de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro, criado com apoio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).

Para o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, o evento evidencia a importância sociocultural e econômica dos pescadores: “Todas as oficinas e projetos a serem realizadas por eles dentro do programa ajudam na manutenção da cultura da pesca artesanal e valorização desses profissionais, precisamos destacar e disseminar boas práticas econômica, social e ambiental“.

Segundo a bióloga Louise Schiatti, o programa busca incentivar os pescadores em atividades socioambientais já desenvolvidas pelas colônias, mapear potencialidades e aumentar a cooperação entre as colônias e demais instituições participantes.

Para o presidente da Fiperj, Ricardo Ganem, todas as ações vão fortalecer as colônias já assistidas pela fundação e aprimorar as técnicas pesqueiras: “O norteamento dos pescadores também quanto às legalidades existentes será articulado para que possamos assim consorciar as atividades pesqueiras com o desenvolvimento sustentável em observância das normativas ambientais”.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui