Secretaria de Agricultura do RJ será homenageada em fórum nacional

Organizadora do evento, irá conceder ao secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz, o título de “Amigo do Pescador do Brasil”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O I Fórum de Ações para o Desenvolvimento Pesqueiro e Aquícola, será realizado nos dias 14 e 15 de outubro de 2021, em Fortaleza/CE, e o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e pela Fundação Instituto Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) ganhará um espaço especial no evento com a entrega do título.

A Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e da Aquicultura – CBPA, organizadora do evento, irá conceder ao secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz, o título de “Amigo do Pescador do Brasil”, na comenda “JOSÉ UBIRAJARA DE SOUZA COELHO TIMM”, pelo relevante serviço prestado a pesca e a aquicultura brasileira.

O título é o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela pasta, em parceria com a FIPERJ, no desenvolvimento de ações para impulsionar o setor de pesca e aquicultura no estado do Rio de Janeiro, que estimulam a sustentabilidade do segmento.

É uma honra receber essa homenagem, que comprova que o nosso trabalho pelo fortalecimento do setor da aquicultura e da pesca valem a pena. Importante reconhecer o trabalho da excelente equipe técnica da FIPERJ, que é incansável em levar assistência aos nossos trabalhadores do setor. Hoje, com o apoio do governador Cláudio Castro e da ALERJ, conseguimos impulsionar grandes projetos nesses segmentos! – afirma o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Advertisement

Uma das principais ações que beneficia o setor do pescado é a assinatura de termos de cooperação técnica. Somente este ano, foram assinados 31 municípios e 3 instituições de fomento e pesquisa. O intuito é disponibilizar as atividades de assistência técnica aquícola e pesqueira especializadas diretamente aos produtores, pesquisas, monitoramento pesqueiro, cursos, palestras, eventos e qualificação técnica.

Fomentar e disseminar práticas sustentáveis no apoio à aquicultura continental e a pesca fluminense constitui premissa na gestão do governo do RJ. Assim podemos retomar a economia ajudando os segmentos menos favorecidos, em especial a pesca e a aquicultura, que sofreram reflexos com a economia depauperada, com isso fazendo com que essas atividades sejam elementos de elevação social, inclusão econômica e igualdade entre todos os segmentos – destaca o presidente da Fiperj, Ricardo Ganem.

Ações da Fiperj

WhatsApp Image 2021 10 13 at 18.33.13 Secretaria de Agricultura do RJ será homenageada em fórum nacional

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – Fiperj vinculada a Secretaria de Estado de Agricultura, tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca fluminense, ao gerar e difundir informações e tecnologias.

Diversas atividades são realizadas pela Fiperj, só este ano a vinculada participou do suporte logístico na distribuição de 86 mil ovos embrionados de truta para produtores fluminenses, aperfeiçoando a produtividade e acrescentando dados de pesquisa para melhorar toda a produção. Também foram recebidos pela fundação 10.000 alevinos de tilápia, destinados ao fortalecimento da piscicultura no estado.

Entre as suas atividades a emissão de declaração de aptidão ao PRONAF – DAP, se destaca. A declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar é um documento de identificação da agricultura familiar que pode ser obtida tanto pelo agricultor familiar (pessoa física) quanto pelo empreendimento familiar rural como associações, cooperativas, agroindústrias (pessoa jurídica).

Além disso, a Fundação tem 100% de aprovação de projetos no edital FAPERJ, com programa de bolsa de treinamento e capacitação técnica em apoio ao desenvolvimento do setor agropecuário e da agroindústria do RJ, totalizando 15 projetos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria de Agricultura do RJ será homenageada em fórum nacional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui