Secretaria de Agricultura do RJ trabalha no fortalecimento da cultura da banana

O cultivo da banana está presente em mais de 30 cidades do Rio de Janeiro, e é uma importante fonte de empregos e renda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Couleur no Pexels

O Dia da Banana foi comemorado nesta quarta-feira, dia 22/9. E, no estado do Rio de Janeiro, o cultivo da fruta está presente em mais de 30 municípios, o que a torna uma importante fonte de geração de emprego e renda em muitas dessas cidades. Atenta a isso, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento tem atuado por meio de uma linha de crédito, o frutificar, que concede empréstimos a juros baixos, além de oferecer auxílio técnico aos produtores que solicitam esse tipo de apoio. O objetivo é um só: fortalecer a cultura da banana.

O Brasil é o quarto maior produtor do mundo da fruta, e, de acordo com a Emater-Rio, a cultura da banana está espalhada por diferentes regiões fluminenses. Mangaratiba se destaca no cultivo da banana prata, com uma produção de mais de 12 mil toneladas por ano; Santa Maria Madalena, com a espécie nanica, produz mais de 7 mil toneladas por ano. Seropédica também aparece com destaque nesse ranking.

O fomento à produção de diversas culturas é permanente por parte da Secretaria de Agricultura, através da concessão de créditos e, também do assessoramento técnico aos produtores. Um trabalho que não para! Queremos ver nossos produtores ganhando espaço com produtos de qualidade para população – afirma o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Um exemplo de quem tira o sustento da família com a fruta é o agricultor Marcelo Furtado Gomes, que há 10 anos atua nessa cultura. Ele e a mulher, Fernanda, trabalham nos 2,7 hectares de área plantada no município de Saquarema, na Região dos Lagos, onde se dedicam-se à plantação de banana prata e pacovan.

Advertisement

Trabalho com agricultura familiar, sou produtor e técnico em agropecuária. Por incrível que pareça, durante a pandemia, eu e minha esposa não paramos, trabalhamos muito. Graças a Deus tivemos bons resultados. Juntos, entregamos inúmeras cestas de produtos orgânicos em nossa cidade – conta o produtor.

Frutificar: Linha de crédito

Com o Frutificar, uma das linhas de créditos do programa da Secretaria de Agricultura, o Agrofundo, os produtores têm acesso a linha de crédito específica para financiamento de projetos de fruticultura, novas tecnologias de produção, além de apoio técnico.

Esse segmento do Agrofundo visa o aumento da produção e produtividade do cultivo de frutas no estado do RJ. Hoje, podemos destacar a criação de um Polo de produção financiada e acompanhada pelo programa Fruticar na Região Noroeste, com toda a estrutura necessária de colheita da fruta. Além da existência de câmara fria, temos a parte de seleção e de embalagens da banana – ressalta Ronaldo Soares coordenador do Agrofundo.

Para solicitar o empréstimo entre em contato através dos escritórios locais da Emater ou através do e-mail: agrofundo.rio@gmail.com.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria de Agricultura do RJ trabalha no fortalecimento da cultura da banana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui