Secretaria de Agricultura leva projeto Educação Sanitária às Escolas Rurais

Para o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, um dos objetivos do projeto nas Escolas Rurais é possibilitar maior conhecimento sobre sanidade agropecuária

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Secretaria de Estado de Agricultura e a Superintendência de Defesa Agropecuária, por meio da Coordenação Setorial de Educação Sanitária, começam nesta segunda-feira (12/04), a capacitação de professores do ensino fundamental de áreas rurais para que possam implantar o projeto Educação Sanitária nas Escolas Rurais. Nesta primeira capacitação, participarão: professores, implementadores pedagógicos, orientadores pedagógicos e inspetores de alunos, totalizando 36 participantes de 18 escolas, distribuídas em 6 municípios, com envolvimento de mais de 300 alunos.

A capacitação será realizada de forma on-line e feita através da aplicação de material educativo sobre os temas: febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, teníase, agrotóxicos e destino das embalagens, temas relevantes para a vida no campo.

O intuito é esclarecer os principais aspectos socioeconômicos das doenças, seus sinais clínicos, transmissão, riscos, manejo na vacinação dos animais, prejuízos e prevenção, higidez dos alimentos e a importância do uso correto dos agrotóxicos e destino das embalagens em prol do meio ambiente e da saúde coletiva, de forma lúdica e integrada com outros temas do currículo infantil.

De acordo com o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, um dos objetivos do projeto nas Escolas Rurais é possibilitar maior conhecimento sobre sanidade agropecuária aos alunos do ensino fundamental.

Advertisement

– Além de criar multiplicadores dos temas abordados, queremos que o aluno leve o que aprendeu em sala de aula aos seus familiares, difundindo noções de saúde coletiva através do estímulo à leitura. Além de despertar o interesse dos jovens pela permanência no campo, entre outros. – Explicou o secretário.

Para coordenadora de Educação Sanitária, Rosa Maria Antunes, essa é uma excelente oportunidade de debater temas tão importantes para a vida na Zona Rural.

– Após a capacitação, os professores passam a inserir os temas para os alunos nas disciplinas ministradas. Todo material didático será disponibilizado pela Secretaria de Agricultura e os Kits do projeto serão entregues pelos responsáveis pelos Núcleos de Defesa Agropecuária dos municípios participantes. No fim do ano letivo, alunos e professores receberão um certificado de participação. – Destaca a coordenadora.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado de Agricultura com os municípios de Angra dos Reis, Duas Barras, Petrópolis, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Três Rios e suas secretarias municipais de educação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria de Agricultura leva projeto Educação Sanitária às Escolas Rurais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui