Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (06/05), produtores rurais do município de Casimiro de Abreu recebem o curso de Formação de Agentes em Sanidade Animal (Formasa). O curso é oferecido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), por meio da Coordenação Setorial de Educação Sanitária da Superintendência de Defesa Agropecuária. A instrução será on-line e presencial, com todos os cuidados indicados pelo Ministério da Saúde devido a pandemia de Covid-19.

A iniciativa visa melhorar a participação e integrar produtores e comunidades rurais na sanidade agropecuária. A formação busca também capacitar produtores para que vacinem animais com qualidade e segurança, auxiliando na sanidade dos rebanhos, principalmente de pequenas propriedades, além de conscientizar sobre a vacinação com boas práticas de manejo e bem-estar animal.

Segundo o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, o projeto pretende levar mais conhecimento sobre sanidade agropecuária aos produtores: “Além de criar multiplicadores dos temas abordados, o produtor rural capacitado torna-se apto a realizar vacinações com boas práticas e bem-estar animal, principalmente para as vacinações contra a febre aftosa e raiva e sobre a adoção de outras medidas sanitárias para notificações de doenças ao Serviço Veterinário Oficial“.

Para a coordenadora de Educação Sanitária, Rosa Maria Antunes, o curso compreende aulas teóricas sobre temas relevantes como febre aftosa, raiva em herbívoros, brucelose, tuberculose, boas práticas na vacinação, bem-estar animal e aula prática no campo.

Os participantes recebem noções sobre sanidade animal, legislações sanitárias, noções de epidemiologia, transmissão de doenças dos animais para os humanos, prevenção de acidentes vacinais e proteção à sanidade animal, a saúde coletiva e ao meio ambiente“, destacou.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui