Secretaria de Cidadania promove ‘Semana Refúgio em Foco’ para comemorar o Dia Mundial do Refugiado

Serão realizadas atividades que visam alcançar a população refugiada residente na cidade do Rio. O objetivo do projeto é fomentar o acolhimento e integração do refugiado, por meio da oferta de vagas de empregos e da oportunidade de exposição de seu trabalho e visibilidade para a cultura dos povos

Foto: Governo Federal

A Secretaria Municipal Especial de Cidadania promove, entre os dias 20 e 25 de junho, o evento ‘Refúgio em Foco’, para comemorar o Dia Mundial do Refugiado, que é celebrado em 20 de junho e foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2001, com o objetivo refletir sobre as condições de vida das milhões de pessoas em situação de refúgio pelo mundo.

Serão realizadas atividades que visam alcançar a população refugiada residente na cidade do Rio. O objetivo do projeto é fomentar o acolhimento e integração do refugiado, por meio da oferta de vagas de empregos e da oportunidade de exposição de seu trabalho e visibilidade para a cultura dos povos.

Durante o evento, a Secretaria de Cidadania contará com parceiros como: a Cruz Vermelha, Faculdades Integradas Simonsen, secretarias de Trabalho e Renda e de Assistência Social.

Serão realizadas duas feiras transculturais, com exposições artísticas e gastronômicas, além de balcão de empregos, oferta de bolsas de estudo, assessoria jurídica, roda de conversa e serviços como o Restabelecimento de Laços Familiares (RLF), com ligações via satélite para que os refugiados tentem localizar e se comunicar com seus parentes em área de confronto.

“Será uma semana de integração entre os cariocas e os estrangeiros, em que será possível interagir com a cultura de outros países, conhecer outros costumes e entender as demandas de uma realidade que talvez seja distante do cotidiano da maioria dos nossos cidadãos. Haverá também a disponibilização de serviços para refugiados”, afirma o secretário municipal de Cidadania, Renato Moura.


Programação

21/6 – Feira Cultural

Local: Pátio do CASS (Centro Administrativo São Sebastião)

Endereço: Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova

Horário: 10h às 17h.

Participação da Cruz Vermelha

Atividades:

Assistência médica direcionada à população refugiada;

Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) /Telefone via Satélite – Esse aparelho permite que os refugiados tentem localizar e se comunicar com seus parentes em área de confronto. O serviço possui uma rede gerenciada para 270 localidades, com 440 conexões em 99 países, sendo a maioria na África e no Oriente Médio, através de um mix de acessos terrestres, via satélite e internet;

Estarão no pátio, aproximadamente, 20 barracas, nas quais imigrantes e refugiados poderão expor sua arte. A feira terá culinária africana, colombiana entre outras.

Países como Venezuela e República do Congo serão representados por artesãos.

Participação artística de pirofagia, com Paulo Heritier, e DJ Joss Dee.

23/6 – Ação intersetorial no Museu de Arte do Rio

Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro

Horário: 13h às 18h

Presença Confirmada: SMTE (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), SMAS  (Secretaria Municipal de Assistência Social), Cruz Vermelha, Comissão da Criança e Adolescente da Câmara Legislativa

Secretaria Municipal de Trabalho e Renda

Atendimento:

Balcão de empregos

Secretaria Municipal de Assistência Social

Atendimento:

Atendimento técnico do CRAS; Identidade Jovem (ID JOVEM); Carteira do Idoso Interestadual;

Orientação sobre emissão de documentação civil (RG, CPF, Certidão de nascimento, entre outros)

Orientação sobre o mundo do Trabalho e inscrições para cursos

Inscrição e atualização de Cadastro único (CAD Único) para programas sociais

Atividades e inscrições para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (crianças, adolescentes e idosos).

Participação Cruz Vermelha

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui