Nesta sexta-feira (19/07), a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ) lançou um edital para bandas de rock do estado. Serão selecionados 30 grupos, cada um recebendo R$ 50 mil, totalizando R$ 1,5 milhão em investimentos. Para participar, os conjuntos devem ter composições originais. As inscrições para o edital “Esse Tal de Rock’n Roll” estão abertas até 12 de agosto e podem ser feitas no Sistema Desenvolve Cultura.
“É uma demanda do segmento de música, de grupos e coletivos de rock que procuraram a secretaria já há algum tempo, solicitando um edital específico”, ressalta a presidente da Comissão de Seleção da Secec, Tatiana Salomão, em entrevista à Agência Brasil.
Segundo informações, a proposta foca na circulação de shows de bandas autorais de rock. Bandas cover não são elegíveis, pois o objetivo é valorizar os grupos independentes. Os participantes devem apresentar propostas para realizar shows em, pelo menos, dois municípios do estado do Rio de Janeiro, comprovando assim a circulação. Durante os espetáculos, os grupos podem tocar algumas músicas de bandas conhecidas, mas o show não deve ser composto exclusivamente por covers.
As propostas devem ainda incluir o portfólio do conjunto, com evidências das apresentações realizadas, postagens em redes sociais, prêmios recebidos, participação em festivais e gravações feitas. O dossiê deve apresentar links de comprovação acessíveis publicamente, acompanhado das datas correspondentes.
Para se inscrever, o proponente deve ser uma pessoa jurídica ou um microempreendedor individual (MEI). É permitido que um único Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) seja feito, não sendo necessário que o CNPJ esteja registrado diretamente no nome da banda, mas sim do seu representante. A equipe pode incluir profissionais técnicos e artísticos envolvidos diretamente na criação e execução da proposta.
Na avaliação, serão considerados os seguintes critérios: qualidade do projeto, relevância para o cenário cultural do estado, integração comunitária na ação proposta, coerência da planilha orçamentária e do cronograma de execução, eficácia das ações de difusão e democratização do acesso, trajetória artística e cultural da banda, e compatibilidade da ficha técnica com as atividades desenvolvidas. Os grupos artísticos devem possuir uma conta bancária específica para o projeto, onde os recursos serão depositados.
A presidente da Comissão de Seleção da Secec, Tatiana Salomão, também comunicou que o resultado do edital será divulgado até o final de setembro ou início de outubro. Após a assinatura dos contratos e dos termos de compromisso, além da publicação no Diário Oficial do estado, as bandas terão prazo de 180 dias (seis meses) para realizarem as apresentações.
Mais informações sobre o edital podem ser obtidas no site da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.