Secretaria de Defesa do Consumidor solicita ações do ICMBio por acessibilidade no Cristo Redentor

Para agravar a situação, em 2024, a unidade de conservação superou seu próprio recorde, recebendo 4,6 milhões de visitantes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A acessibilidade no Cristo Redentor voltou a ser pauta após o Comitê Paralímpico Brasileiro cancelar um evento comemorativo aos 30 anos do monumento, previsto para o início do mês. O motivo é que o ponto turístico, considerado um dos mais visitados do mundo, ainda não oferece condições adequadas de acesso para pessoas com deficiência. Segundo o blog do jornalista Ancelmo Gois, o Secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, foi um dos que se manifestaram sobre o tema, acionando o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do Parque Nacional da Tijuca, para que medidas urgentes sejam tomadas.

Embora o Cristo Redentor tenha passado por melhorias, como a instalação de elevadores em algumas áreas e escadas rolantes, os cadeirantes ainda enfrentam sérias dificuldades para acessar o topo do monumento.

Além da questão da acessibilidade, a situação é ainda mais preocupante quando se leva em conta que o Parque Nacional da Tijuca continua sendo o mais visitado do Brasil. Em 2024, a unidade de conservação superou seu próprio recorde, recebendo 4.658.513 visitantes na Mata Atlântica, de acordo com dados do ICMBio. Só na área do Corcovado, 2,3 milhões de pessoas.

Em nota, o Parque Nacional da Tijuca, informou que a administração já está implementando um plano de melhorias em diversas áreas, como no Alto Corcovado, que ganhará um projeto novo de acessibilidade, com a construção de rampas que vão auxiliar o acesso de Pessoas com Deficiência (PcD) ao Alto Corcovado, trocadores para crianças, implementação de piso tátil, banheiros adaptados para PcD e instalação de sinalização adequada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria de Defesa do Consumidor solicita ações do ICMBio por acessibilidade no Cristo Redentor

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui