Secretaria de Educação mantém previsão de volta às aulas presenciais

Nas redes sociais, secretário publicou comunicado mantendo retorno presencial em 24 de fevereiro, falou sobre a limpeza das escolas e respondeu pergunta sobre a vacinação dos professores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rodolfo Santos/Getty Images

Nesta terça-feira (02/02), o secretário municipal de Educação Renan Ferreirinha publicou um comunicado oficial com informações sobre o retorno às aulas. Segundo o comunicado, a partir da próxima terça-feira (09/02) as escolas iniciarão as etapas de acolhimento aos alunos, ou seja, entrega de kits escolares, uniformes, orientações sobre o ano letivo e em relação ao ensino remoto e apoio socioemocional.

Ainda de acordo com o comunicado, a previsão para a retomada das aulas presenciais se mantém em 24 de fevereiro para a pré-escola e 1º e 2º anos do ensino fundamental. A secretaria ressalta que serão observadas as condições de protocolo sanitário e que só retornarão as escolas aptas e que cumprirem todos os protocolos de segurança, validado pelo Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura do Rio.

Também nesta terça-feira, em outra publicação, o secretário divulgou um vídeo falando sobre a limpeza das escolas. Ele afirma que só voltarão às atividades presenciais as unidades de ensino que tiverem o serviço de limpeza reestabelecido.

Advertisement

Nesta segunda-feira, a Prefeitura lançou um aplicativo para auxiliar no ensino remoto e ampliar a aprendizagem. O Rio Educa Em Casa terá download gratuito e permitirá realizar aulas simultaneamente entre alunos e professores, por meio de videoconferência. Além disso, haverá o chat para tirar dúvidas, fazer uploads, realizar downloads, visualizar PDFs e receber exercícios corrigidos à distância. A franquia de dados do celular não será consumida durante a utilização do aplicativo.

No último sábado (30/01), o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) decidiu por deflagrar a ”Greve pela Vida”, em protesto à retomada das atividades presenciais nas escolas do município do Rio. Com isso, ficou definido que o profissional que for convocado a partir desta segunda-feira (01/02) para atuar presencialmente não deve comparecer à sua respectiva unidade de ensino. Vale ressaltar que a greve vale apenas para o ensino presencial, isto é, as aulas on-line continuarão sendo realizadas normalmente.

Em resposta a uma internauta no Twitter, Ferreirinha afirmou que os profissionais de Educação serão os primeiros a serem vacinados depois dos idosos e pessoas com comorbidades, de acordo com a Secretaria de Saúde. Entretanto, os comentários na publicação ressaltam que a previsão é que as aulas voltem antes desta fase da vacinação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria de Educação mantém previsão de volta às aulas presenciais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui