A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Controle e Qualidade de Produtos – SIE/RJ, em parceria com o Departamento de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), está disponibilizando curso de Capacitação em Higiene e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, para as Agroindústrias do setor cárneo (frigoríficos, fábricas de conservas e entrepostos de carnes e derivados) registradas no Serviço de Inspeção Estadual. O curso on-line tem como objetivo capacitar estudantes e profissionais interessados ao exercício e aplicação das boas práticas e normas de higiene na produção de alimentos próprios para o consumo.
O curso também tem como objetivo proporcionar a abertura de novos horizontes profissionais, desenvolvendo perícia sobre o manuseio correto e o cuidado com a segurança alimentar, uma vez que, isso se refere a uma exigência legal e ética.
“Além da busca da melhoria em todo o processo, o projeto ajuda na troca de conhecimentos e experiências com os profissionais da área e produtores rurais”, destaca o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.
Segundo o coordenador Estadual de Controle de Qualidade de Produtos Agropecuários da Secretaria de Agricultura, André Sampaio, as ações educativas como esta, ajudam a promover a qualificação técnica dos profissionais que atuam diretamente na fabricação dos alimentos e são fundamentais para garantir a identidade, a qualidade e a segurança higiênico-sanitária dos produtos destinados aos consumidores.
“Estamos preparando para o próximo ano a ampliação deste projeto, oferecendo a oportunidade de cursos para outros segmentos de agroindústrias como o setor lácteo, ovos, pescado e mel”, complementa o coordenador.
Ministrado pelos professores Alfredo Fernandez, Eliane Mársico e Cláudia Teixeira da UFF, o curso tem a finalidade de atualizar os colaboradores que atuam no setor de fabricação das agroindústrias sobre temas assuntos como: Contaminantes alimentares, Higiene e Manipulação de Alimentos e Doenças Veiculadas por Alimentos.
“O curso é gratuito e transmitido diretamente para as indústrias sem necessidade de deslocamento dos seus funcionários tornando-se uma ferramenta importante para valorização desses profissionais e destacando a necessidade de se manter a qualidade dos alimentos das indústrias fluminenses preservando a saúde da população”, afirma o professor e idealizador do curso, Alfredo Fernandez.
A capacitação é gratuita e contou com a participação efetiva de mais de 120 profissionais de 30 agroindústrias do estado do Rio de Janeiro. Para outras informações envie e-mail para: edusanitaria.sierj@agricultura.rj.gov.br