Secretaria Estadual de Cultura do Rio entrega Convento do Carmo à PGE

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Felipe Fittipaldi/Veja Rio

Localizado na Rua Primeiro de Março, próximo à Praça XV, o histórico imóvel do século XVII, pertencente ao Estado do Rio de Janeiro, que receberia o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC, uma galeria de arte e um café, foi entregue pela Secretaria de Cultura à Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro – PGE. Apesar de tais destinações relacionadas a atividades culturais, a Secretaria de Cultura, que era a detentora do imóvel, alegou não ter interesse na edificação.

Anos atrás, o imóvel, antes ocupado pela Universidade Cândido Mendes, voltou à posse do Estado após ação para sua retomada. Na gestão Adriana Rattes à frente da Secretaria, durante o governo Sérgio Cabral, cogitou-se levar toda a Cultura para o prédio. Chegou-se a considerar, também, que o imóvel abrigasse o acervo Museu da Imagem e Som – MIS, o que não foi adiante porque o Iphan considerou uso inadequado. 


Ao final prevaleceu a ideia de abrigar a sede do Inepac e da PGE. Contudo, a Secretária Estadual de Cultura abriu mão do prédio, antiga residência conventual dos carmelitas, que também serviu de residência a D. Maria I. A reportagem não conseguiu obter contato com a Secretária Estadual de Cultura. 
 
Iniciada no final de 2018, a obra de restauração do Convento já revelou mais de seis mil itens de arqueologia.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria Estadual de Cultura do Rio entrega Convento do Carmo à PGE
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui