Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) acabaram de lançar nesta terça-feira (26/01), o ArtCred-RJ. Trata-se de um programa inédito de financiamento para artesãos fluminenses. Os artesãos que têm a Carteira Nacional poderão adquirir um crédito de R$ 300 a R$ 21 mil, com taxa de 0,25% ao mês.

O prazo é de 24 meses e a carência de 12 meses e o crédito pode ser usado para aquisição de máquinas, equipamentos, reformas, reposição de estoque e capital de giro. O secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, explica que o ArtCred-RJ é uma oportunidade para os artesãos desenvolverem seus negócios, importante para o setor turístico.

“É impossível pensar em turismo sem pensar em artesanato. Com o microcrédito, os artesãos poderão aumentar a sua produção e renda, gerando também desenvolvimento local”, afirmou Gustavo Tutuca.

No dia 28/01, às 16h, a AgeRio irá promover uma palestra online para tirar dúvidas de como solicitar o crédito. Para ter basca acessar o link da instituição. Além disso, a Setur-RJ disponibiliza o telefone (21) 3803-9400 e o WhatsApp (21) 99489-4395 para esclarecimentos.

André Vila Verde, presidente da AgeRio, afirma que o microcrédito fortalece o artesanato no Rio de Janeiro. “O Programa de Microcrédito da AgeRio tem as condições mais competitivas de todo o estado. Nosso objetivo é amparar a cadeia do artesanato por todo o Rio de Janeiro para, além de superar as dificuldades geradas em virtude da pandemia, fortalecer e dinamizar as economias locais, gerando emprego e renda para as famílias fluminenses”, disse o presidente.

Para participar do ArtCred-RJ é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Os artesãos devem ter a Carteira Nacional de Artesão.
  • É necessário contar com o apoio de um avalista com renda comprovada e que, assim como o solicitante, tenha o nome sem restrições no SPC/Serasa. Ou é possível utilizar aval solidário por meio da reunião de um grupo de 3 a 10 artesãos, que podem ser clientes e avalistas entre si.

As solicitações de mircrocrédito devem ser feitas pelo link disponibilizado pela instituição.

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui