Secretaria de Infraestrutura e Obras entrega 100 primeiros leitos do Hospital de Nova Iguaçu

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Exterior do Hospital Modular de Nova Iguaçu - Foto: Divulgação

No último final de semana, foram finalizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro (Seinfra) as obras físicas da área administrativa e do 1º módulo, com capacidade para 100 leitos – 60 de enfermaria e 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) -, do Hospital Modular de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A nova unidade hospitalar estadual será destinada ao tratamento de pacientes com Coronavírus.

As instalações estão à disposição da Secretaria de Estado de Saúde, responsável pela gestão do espaço. A 1ª parte da obra faz parte de um complexo com 300 leitos – sendo 120 UTIs -, localizado no aeródromo da cidade, na Avenida Governador Roberto Silveira, nº 1.500. O investimento total é de R$ 62 milhões.

WhatsApp Image 2020 05 27 at 19.37.44 1 Secretaria de Infraestrutura e Obras entrega 100 primeiros leitos do Hospital de Nova Iguaçu
Interior do hospital – Foto: Divulgação/Seinfra

A obra segue agora para a finalização dos outros 200 leitos (80 de UTIs). A área já concluída será totalmente isolada para proteger os pacientes e operários que vão continuar trabalhando normalmente.

”Manteremos o ritmo de intervenções para completar o hospital, que ficará de legado para a população após o fim da pandemia”, diz o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro.

Advertisement

Pós-pandemia, hospital poderá ser desmontado e instalado em outro local

Montado com material modular e resistente, com capacidade para atendimentos de média e alta complexidade, a unidade hospitalar terá 12.800m² e estrutura similar aos hospitais de grande porte do estado do RJ. Construído pela empresa Quick House, vencedora da concorrência pública, a estrutura é feita com chapas de aço galvanizado e será o maior hospital nesse formato na América do Sul.

WhatsApp Image 2020 05 27 at 19.37.45 Secretaria de Infraestrutura e Obras entrega 100 primeiros leitos do Hospital de Nova Iguaçu
Foto: Divulgação/Seinfra

Após o fim da pandemia, o equipamento poderá ficar no local ou ser desmontado e aproveitado para a montagem de um hospital único, ou até 3 unidades (por módulos), em qualquer região do estado que necessite de um centro de atendimento de saúde de média e alta complexidade. Por ser uma estrutura toda parafusada, permite uma facilidade de movimentação para onde haja mais necessidade. A estratégia de utilização ficará a cargo da Secretaria de Estado de Saúde.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria de Infraestrutura e Obras entrega 100 primeiros leitos do Hospital de Nova Iguaçu
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui