Raul Palacio, Max Lemos e Marcos Muffareg
Raul Palacio, Max Lemos e Marcos Muffareg - Foto: Glauber Carvalho

A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras (Seinfra) do Rio de Janeiro firmou, na última segunda-feira (27/09), um termo de cooperação técnica com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

No documento, fica acordado um apoio da referida instituição educacional no desenvolvimento de projetos por parte do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), vinculado à Seinfra.

As negociações para a cooperação técnica foram finalizadas na última semana, em reunião entre o secretário Max Lemos, o reitor Raul Palacio e o presidente do IEEA, Marcos Muffareg. ”Esta parceria vai permitir que possamos desenvolver com mais velocidade ainda os nossos projetos de infraestrutura e obras para o estado do RJ. Creio que já já teremos grandes novidades por meio do Instituto de Engenharia e Arquitetura”, ressaltou Max.

”A universidade vai ajudar muito a Seinfra, apoiando os trabalhos de projetos, acompanhamento de obras e prestação de contas, com o seu corpo docente e os profissionais que atuam na universidade. Eles vão nos auxiliar naquilo que mais temos necessidade, que seria mão de obra para tocar este mundo de obras que estamos contratando agora. O IEEA é o que supre a Seinfra e as demais vinculadas, então seremos o ponto focal desta parceria”, complementou Muffareg.

Já Raul Palacio destacou que a parceria será uma forma de ”contrapartida” à sociedade. ”Esta ação nos deixa muito contente por vários motivos. Primeiro porque a universidade vai fazer o que ela faz de melhor que é atender a sociedade, porque são obras públicas que serão realizadas junto com o IEEA. Segundo porque terá a participação tanto do professor quanto dos estudantes, inclusive de alunos recém-formados que, de alguma forma, estarão retribuindo com aquilo que a sociedade contribuiu com eles. Então é uma forma de contrapartida para todos aqueles recursos que foram colocados nos estudantes da nossa instituição. Vamos trabalhar muito para que dê certo, porque isso é o estado aproveitando toda a estrutura que o próprio estado tem para poder atender a população. E nesta cooperação entre as duas instituições quem se beneficia é a população”, explicou.

Raul Palacio e Marcos Muffareg – Foto: Glauber Carvalho

Vale lembrar que, além do IEEA, a Seinfra possui mais duas instituições vinculadas: a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), que tem como presidente André Braga, e a Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (Cehab), que, por sua vez, tem Ângelo Monteiro Pinto como mandatário.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui